Segunda, 22 de abril de 2024
Legislativo realizou reunião explanatória sobre o curso de medicina entre os vereadores e a diretoria da URI - Santo Ângelo

Na tarde desta segunda, 22, foi realizada reunião explanatória sobre o curso de medicina entre os vereadores e a diretoria da URI - Santo Ângelo.

Na oportunidade, a diretora geral da universidade, Berenice Wbatuba, esclareceu em qual momento o processo se encontra no e-MEC, plataforma onde as instituições de educação superior fazem o credenciamento e o recredenciamento, buscam autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos.

Berenice expôs que o prazo para encaminhamento de proposta iniciou no dia 8 de abril e em setembro existe outro novo prazo para saneamento documental ou solicitação de complementos e em outubro é divulgado o resultado preliminar. O resultado final é divulgado em dezembro e o curso pode iniciar em 2025. O Rio Grande do Sul terá autorização para quatro novos cursos de medicina em 11 regiões gaúchas, entre elas as Missões, envolvendo 186 municípios.

Para o presidente do Legislativo, Felippe Terra Grass, o apoio do Poder Público é de suma importância para a conclusão do projeto. O edil também destacou a carência do curso na região e o impacto positivo da implementação no desenvolvimento social e econômico da comunidade santo-angelense.

Estiveram presentes na reunião os vereadores Vando Ribeiro (PSDB), João Cardoso (UNIÃO), Elias Queirós (REPUBLICANOS), Gilberto Corazza (PT), Carlos Gonçalves (PP), Lucia Lima (MDB), assessoria dos vereadores Nerison Abreu (PL) e Simone Lunkes (PDT) e o diretor acadêmico da URI, Gilberto Pacheco.