
Na tentativa de restabelecer o programa Primeira Infância Melhor – PIM em Santo Ângelo, vereadores estiveram reunidos na tarde desta segunda-feira, dia 08, com algumas das agentes responsáveis pelo programa no município.
O tema foi, inicialmente, abordado pelos vereadores Vinícius Makvitz (PMDB) e Jacques Barbosa (PDT). Os edis são os proponentes do pedido pela realização de audiência pública que tratará de questões relacionadas ao PIM, ao atendimento e funcionamento de creches do município.
Durante o encontro realizado nesta segunda, o Presidente do Legislativo Municipal, Nader Awad (PDT) e os vereadores Pedro Waszkiewicz (SDD) e Osvaldir Ribeiro de Souza – Vando (PMDB) também estiveram colaborando com o debate. Na ocasião, os parlamentares decidiram que estarão reunidos, ainda nesta semana, com os coordenadores estaduais do programa para esclarecer questões ligadas à contratação de pessoal, orçamento e ações que deverão ser realizadas pelo município para que o PIM volte a beneficiar a comunidade local.
Uma reunião com o Executivo Municipal também está prevista para os próximos dias. O objetivo será repassar as informações e, ainda, reiterar sobre a necessidade de fazer com que o programa retorne ao Município. “Logo após a reunião com representantes estaduais, a comissão estará reunida com o Chefe do Executivo Municipal, sendo que, posteriormente, estaremos promovendo audiência pública para debater, amplamente, o tema”, afirmou o vereador Vinícius Makvitz.
O PIM
O programa Primeira Infância Melhor é constituído por ações que visam o fortalecimento da Atenção Básica em Saúde. Ele se desenvolve através de visitas domiciliares e comunitárias realizadas semanalmente a famílias em situação de risco e vulnerabilidade social. O objetivo do trabalho, realizado por monitoras junto às residências de gestantes e de famílias com crianças de 0 a 6 anos, é orientar as famílias para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças.