Brasão

Câmara de Vereadores
de Santo Ângelo

Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.
Quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Vereadores solicitam atenção especial do Ministro Padilha às obras do Aeroporto Regional

 

A mobilização política para agilizar a obra do Aeroporto de Santo Ângelo ganhou mais um aliado. Na última terça-feira, dia 20, o Ministro-Chefe da Secretaria da Aviação Civil da Presidência da República, Eliseu Padilha, recebeu, do Presidente do Legislativo Municipal, Pedro Waszkiewicz - Pedrão (SDD) e dos vereadores André Marques (SDD) e Vinícius Makvitz (PMDB) documento que detalha informações sobre a atual situação das obras no local.

O encontro ocorreu na Assembleia Legislativa, após a solenidade em que o Ministro foi homenageado com a Medalha do Mérito Farroupilha.  Conforme explicou Pedrão, o momento possibilitou a explanação dos fatos e a garantia de que a União voltará suas atenções para o município. “Nosso objetivo foi apresentar a Padilha a real situação do nosso aeroporto, que está inoperante por conta das obras que não tem avançado”, explicou o Presidente do Legislativo Municipal.

Empenho pessoal

Ao falar sobre a iniciativa, o vereador Makvitz, autor do requerimento que propôs o encaminhamento do ofício, destacou que Padilha demonstrou preocupação e confirmou empenho pessoal para que haja o desentrave das obras.

“É necessária uma maior atenção por parte de autoridades ligadas à União, já que grande parte dos investimentos provêm do tesouro nacional. O município, assim como a região, tem sofrido grandes prejuízos econômicos por conta da inoperância do nosso aeroporto. Voos inaugurais já estão sendo articulados, no intuito de possibilitar a permanência de voos comerciais, contudo as obras foram novamente suspensas, o que nos causa indignação e apreensão”, destacou Makvitz.

Prazo para entrega das Obras

De acordo informações repassadas pelo vereador André Marques, que também subscreveu o pedido pelo encaminhamento do ofício, a solicitação por uma posição efetiva diante dos impasses com a empresa responsável pela obra também constitui o documento entregue a Padilha.

“A situação já não pode mais ser suportada. O prazo para entrega é dezembro, mas levando em consideração o estágio atual das obras não acreditamos que isso seja possível. Queremos a intervenção da União no sentido de dar um basta às prorrogações da empreiteira e, assim, permitir o prosseguimento e a conclusão das obras”, destacou Marques.

A reforma, que está sendo financiada com recursos do programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa) por meio de convênio com o Governo do Estado, atende exigência inicial da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Conforme destacaram os edis, todas as intervenções previstas no projeto já deveriam estar concluídas em outubro do ano passado.

“Chegamos ao prazo limite. Precisamos de uma posição mais decisiva do governo, nosso aeroporto possui uma importância estratégica para o desenvolvimento local e regional. A sua não operacionalização dificulta e até inviabiliza alguns investimentos na região”, concluiu o presidente Pedrão.

Mais encaminhamentos

Na ocasião, os edis contaram com o apoio dos Deputados Eduardo Loureiro e Gabriel de Souza, que acompanharam a entrega do ofício e manifestação dos vereadores. O mesmo documento deverá ser, igualmente, expedido ao Secretário de Transportes e Mobilidade, Pedro Westphalen. De acordo com os parlamentares, foi garantida atenção ao caso e contato breve para tratar sobre a posição do Ministério e sobre os próximos encaminhamentos.

 

21 de março de 2017
Em sessão especial, vereadores chamam atenção para a importância da luta pelo bem-estar, igualdade de direitos e inclusão das pessoas de Down na sociedade. Homenagem atendeu solicitação dos vereadores Maurício Loureiro e Vinícius Makvitz.
21 de março de 2017
Primeira solenidade alusiva à data foi realizada pela Câmara de Vereadores, no Plenário Juarez Alves Lemos. Prefeito e parlamentares destacaram os desafios para o desenvolvimento econômico e social do município.
17 de março de 2017
Informação é do Presidente da Câmara, Adolar Queiroz, que durante audiência solicitou medidas de segurança no local
17 de março de 2017
Solenidade terá início às 19 horas. No mesmo dia, às 19h30min, também haverá sessão especial alusiva ao Dia Internacional da Pessoa com Síndrome de Down.
17 de março de 2017
Deputado Federal Covatti Filho fez a entrega do documento que garante a destinação de R$ 250 mil para edificação de um Centro Social. Investimento foi solicitado pelo vereador Márcio Antunes.