
Buscando retomar o programa Primeira Infância Melhor – PIM em Santo Ângelo, o Presidente do Poder Legislativo Municipal, Nader Awad (PDT), juntamente com os vereadores Vinícius Makvitz (PMDB), Jacques Barbosa (PDT) e Osvaldir Ribeiro de Souza – Vando (PMDB), estiveram reunidos na tarde desta terça-feira, dia 09, com a Coordenadora Estadual do Programa, Leila Almeida.
Na ocasião, os edis buscaram esclarecimentos quanto à contratação de pessoal, orçamento disponível e ações que deverão ser realizadas pelo município para que o PIM volte a beneficiar a comunidade local.
O próximo passo, conforme reiteraram os parlamentares, será o agendamento de reunião com o Chefe do Executivo Municipal para a explanação das informações obtidas em Porto Alegre. Também está prevista a realização de audiência pública, na qual representantes estaduais do PIM deverão comparecer a fim de colaborar para a retomada do programa no município.
De acordo com os edis, o programa está na lista de prioridades do Estado, tendo em vista sua ação estratégica para o desenvolvimento pleno das capacidades físicas, intelectuais, sociais e emocionais do ser humano. O PIM é um programa institucional de ação socioeducativa voltado às famílias com crianças de zero até seis anos e para as gestantes que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
Em Santo Ângelo o convênio com o Programa foi interrompido em fevereiro deste ano. Conforme adiantaram os edis a retomada é necessária e estratégica, no sentido de garantir uma melhor saúde para as crianças do município.
O PIM
O programa Primeira Infância Melhor é constituído por ações que visam o fortalecimento da Atenção Básica em Saúde. Ele se desenvolve através de visitas domiciliares e comunitárias realizadas semanalmente a famílias em situação de risco e vulnerabilidade social. O objetivo do trabalho, realizado por monitoras junto às residências de gestantes e de famílias com crianças de 0 a 6 anos, é orientar as famílias para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças.