Brasão

Câmara de Vereadores
de Santo Ângelo

Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.
Quarta, 08 de março de 2017

Vereadores de ​S​anto Ângelo encaminham projeto que amplia período de licença a servidores que tiverem filhos prematuros

Os vereadores de Santo Ângelo encaminharam ontem, dia 06, Projeto de Lei que altera a lei municipal e amplia o período de licença-maternidade e paternidade aos servidores do município que tiverem filhos prematuros.

A iniciativa é de autoria do vereador Rodrigo Trevisan, que considera a proposta​ como​ sendo​ um grande benefício, uma vez que possibilitará que os pais se mantenham mais próximos, colaborando, assim, para o desenvolvimento e crescimento sadio da criança.

“Uma vez em vigor, o projeto possibilitará que os pais acompanhem o bebê no hospital sem que a licença esteja transcorrendo. Ou seja, a licença-maternidade e paternidade só passará a contar a partir do dia da alta da criança. Acreditamos que essa seja uma questão de justiça e humanidade”, ponderou Trevisan.

Com a decisão na Câmara, o projeto será encaminhado para análise do ​p​refeito Jacques Barbosa.  Atualmente, a Lei Municipal prevê a concessão, mediante laudo médico, de 180 dias consecutivos de licença à servidora gestante e de 15 dias de licença-paternidade, sem prejuízo de remuneração. Se acatado o projeto, em casos de nascimento prematuro, a contagem começará a fluir a partir da alta hospitalar.

 
EM CASO DE ÓBITO
Outra proposta incluída no projeto trata dos casos de óbito da mãe. A intenção é assegurar ao pai o mesmo período da licença-maternidade. Durante a discussão do projeto, a sugestão foi igualmente aprovada pelos demais edis. A iniciativa foi subscrita pelos vereadores Vinícius Makvitz, Maurício Loureiro, Márcio Antunes e Paulo Sérgio Silva (Paulão).

“Quando ocorre o falecimento de uma mãe logo após o parto ou durante o mesmo, o pai fica com a nobre missão de, não raras vezes ter de cuidar sozinho do recém-nascido, o que é tarefa das mais difíceis. Pensando no bem da família e diante do princípio da igualdade, nada mais justo do que propor que nesses casos a licença paternidade seja equiparada em números de dias iguais à licença gestante”, reiterou o vereador Vinícius Makvitz.

20 de agosto de 2018
Presidente do Legislativo Everaldo de Oliveira recebeu documento que fala sobre Medida Provisória 844
20 de agosto de 2018
Presidente do Legislativo participou de entrevista na Rádio Santo Ângelo para falar sobre o projeto
20 de agosto de 2018
Projetos apresentados pelo vereador Adolar Queiroz foram aprovados por unanimidade
16 de agosto de 2018
Projeto sugerido pelo vereador Adolar Queiroz, foi encaminhado ao Executivo santo-angelense, que deve analisar a viabilidade de execução
15 de agosto de 2018
Atendendo solicitação do vereador Lucas Lima, a reunião abordou situação financeira do Fundo