Brasão

Câmara de Vereadores
de Santo Ângelo

Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.

Quarta, 25 de julho de 2018

Vereadores aprovam PL que concede benefício a doadores de sangue em Santo Ângelo

Os vereadores de Santo Ângelo aprovaram, por unanimidade, Projeto de Lei que visa incentivar a doação de sangue no município.  A matéria foi apresentada pelo vereador Vinícius Makvitz e subscrita pelos vereadores Maurício Loureiro e Pedro Waszkiewicz.

De acordo com o texto aprovado, todo o cidadão que comprovar ser doador regular de sangue terá livre acesso ao Parque de Exposições Siegfried Ritter durante a realização da Fenamilho. 

Para os vereadores, a lei deve incentivar mais pessoas a se voluntariar. “É uma forma singela de valorizar aqueles que realizam esse ato solidário e de grande relevância. Também acreditamos que seja uma maneira de incentivar mais pessoas a doarem”, afirmou Makvitz.

DOADOR REGULAR

Para ser contemplado, o doador deverá comprovar que realizou, pelo menos, duas doações de sangue nos 12 meses que antecedem a realização da Feira. A verificação do mínimo de doações será realizada mediante apresentação da via original da carteira de doador, fornecida pelo Banco de Sangue de Santo Ângelo no momento da doação, em conjunto com documento oficial com foto.

Conforme informações do Banco de Sangue de Santo Ângelo, em média 250 pessoas realizam a doação mensalmente. Contudo, há períodos críticos, em que são coletadas apenas 100 bolsas de sangue no mês.

Com a aprovação do projeto de lei na Câmara de Vereadores, a matéria segue para análise e sanção do Prefeito Jacques Barbosa. A iniciativa só terá validade após publicação oficial.

QUEM PODE DOAR?

» Pessoas entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos;

» Estar em boas condições de saúde;

» Pesar no mínimo 50 kg;

» Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);

» Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);

» Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

RESPEITAR OS INTERVALOS PARA DOAÇÃO

» Homens - 60 dias (máximo de 4 doações nos últimos 12 meses);

» Mulheres - 90 dias (máximo de 3 doações nos últimos 12 meses).

07 de dezembro de 2018
A homenagem foi proposta pela vereadora Zilá Andres (PP), e aprovada por unanimidade na sessão ordinária do dia 1º de outubro deste ano.
07 de dezembro de 2018
Lei estima receita e despesas e estipula em que o valor será utilizado. Uma nova votação será realizada na próxima sessão
06 de dezembro de 2018
Lei regulamenta instrumento implantado no ano de 2014 em Santo Ângelo
06 de dezembro de 2018
Lei estima receita e despesas e estipula em que o valor será utilizado. Uma nova votação será realizada na próxima sessão Foi
04 de dezembro de 2018
O vereador fica na função até a próxima segunda-feira, 10, quando o prefeito Jacques retorna de viagem