
Uma Sessão Especial alusiva ao Dia Internacional da Mulher, foi realizada na noite de segunda-feira, 11, na Câmara de Vereadores de Santo Ângelo. Na oportunidade, ocorreu a entrega do Título Mulher Cidadã para 15 indicadas pelos vereadores da Casa. Instituída em 2014, a honraria tem o propósito de reconhecer, divulgar e incentivar o trabalho realizado por mulheres na comunidade santo-angelense.
Responsável pelo Projeto de Lei que instituiu a homenagem em 2014, a vereadora Jacqueline Possebom pontuou em seu discurso a representatividade das indicadas, e afirmou que o Título Mulher Cidadã é uma forma de agradecer às mulheres santo-angelenses por investirem seu tempo à sociedade.
A vereadora também falou sobre a importância da participação social das mulheres. “Eu acredito que o empoderar-se não seja apenas a luta para reduzir índices de violência, de defender direitos. Empoderar-se é estar junto de quem realmente necessita, sem holofotes, sem mídia, ou padrão de beleza. Empoderar-se é estar bela na alma, no mais íntimo momento seu e da sua ação, onde quer que você atue”, enfatizou Jacqueline.
Carla Luciana Kitzman recebeu, em nome do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Condim), uma placa pelo Dia Internacional da Mulher. Em seu pronunciamento, destacou a batalha das mulheres por mais espaço na sociedade, como lugar na política e igualdade de salários. “Devemos lembrar, que nos termos da Constituição Federal, homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações. Mas ainda, a luta pela dignidade, pelo respeito, pelos direitos civis e políticos, são uma constante para as mulheres”, afirmou.
A representante do Condim ainda enfatizou que “temos uma grande responsabilidade na educação das futuras gerações, contribuindo sobremaneira, para a extinção do machismo e do sentimento de inferioridade de qualquer gênero, condição social ou identidade. Eduquemos pois, nossos filhos, com essa visão moderna, sem descuidar dos valores da família”.
Título Mulher Cidadã
Cada vereador indicou uma personalidade feminina para receber o título e realizou a entrega da honraria durante a Sessão. Após a entrega das placas às homenageadas, o Coral Tapeporã, da aldeia Guavirá Poty fez uma apresentação musical para parabenizar todas as mulheres pelo seu dia. Em seguida, o peão Vitor Carvalho declamou uma poesia, e a prenda Amanda Mello interpretou uma canção, também como forma de homenagem às personalidades femininas.
Participaram da Mesa de Honra, a primeira-dama de Santo Ângelo, Juliana Barbosa, a segunda-dama do município, Lígia Hesse, a Comandante do CRPO/Missões Coronel Ana Maria Haas, Chefe do Departamento Municipal da Mulher, Simone Lunkes, e Carla Luciana Kitzman, representando o Condim.
Confira as homenageadas 2019:
Sandra Rosinski - indicada pela vereadora Jacqueline Possebom
Luana Dallacorte Rolim de Moura - indicada pela vereadora Zilá Andres
Sandra da Rosa Grasel -indicada pelo vereador Dionísio Faganello
Ana Cláudia Levkowicz- indicada pelo vereador Maurício Loureiro
Mulheres Guaranis da Aldeia Guvirá Poty - indicadas pelo vereador Vinícius Makvitz
Maria Soledade Flores - indicada pelo vereador Everaldo de Oliveira
Maria Betânia Rith – indicada pelo vereador Pedro Waszkiewicz
Rosa Maria de Souza – indicada por Márcio Antunes
Luciana Oliveira e Silva – indicação do edil Vando Nolasco
Janise Adams – indicada pelo vereador Felippe Terra Grass
Catarina Alcantara Dutra -indicação do edil Valdonei da Luz
Janira Mânica – indicada pelo vereador Valter Mildner
Márcia Nardão Martin – indicação do vereador Paulo Sérgio Santos e Silva
Maria Bernardete Metz Belcher – indicada pelo vereador Lucas Lima
Andréa Compassi Benedetti – indicação do edil Rodrigo Trevisan