Brasão

Câmara de Vereadores
de Santo Ângelo

Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.
Terça, 14 de março de 2017

Semana de Conscientização sobre a Síndrome de Down no Calendário Oficial de Eventos de Santo Ângelo

 

O Plenário da Câmara de Vereadores aprovou ontem, dia 13,  Projeto de Lei que inclui a Semana de Conscientização sobre a Síndrome de Down no calendário oficial de eventos do município.

A iniciativa foi apresentada pelo líder do governo, vereador Maurício Loureiro e pelo secretário da Mesa Diretora, vereador Vinícius Makvitz. De acordo com os edis, a medida vai colaborar para a constante realização de ações voltadas à compreensão, apoio e combate ao preconceito em relação às pessoas com Síndrome de Down.

Ao justificar a iniciativa, o vereador Maurício Loureiro lembrou a Lei estadual que institui o Programa de Orientação e a Semana de Conscientização da Síndrome de Down. A matéria, de autoria do deputado Eduardo Loureiro, foi sancionada em maio do ano passado. Conforme explicou o vereador, com a aprovação do projeto, Santo Ângelo passará a realizar, anualmente, uma programação especial voltada à conscientização e ao fomento à inclusão.

De acordo com o texto aprovado, a organização das atividades ficará sob a responsabilidade do gabinete da primeira-dama e das secretarias de saúde e educação. A programação será realizada anualmente, do dia 21 ao dia 28 de março, mesmo período em que é realizada a Semana de Conscientização no Estado.

 

PROGRAMAÇÃO EM SANTO ÂNGELO

Neste ano, Santo Ângelo dará início à programação da Semana de Conscientização sobre a Síndrome de Down no dia 19, às 10 horas, durante o Brique da Praça, com o pronunciamento do Deputado Eduardo Loureiro e apresentação artística dos alunos da APAE.

NA CÂMARA

Na segunda-feira, dia 20, a Câmara de Vereadores, atendendo solicitação do vereador Maurício Loureiro, realiza sessão especial alusiva ao Dia Internacional da Pessoa com Síndrome de Down. A sessão terá início às 19h30min, no Plenário Juarez Alves Lemos.

Além disso, no decorrer da semana, serão realizadas palestras e atividades diversas junto às escolas municipais, estaduais e particulares. Da mesma forma, haverá distribuição de boletins informativos e, ainda, na quinta-feira, dia 23, haverá a exibição da WebSérie “geração 21”, no cinema municipal. O encerramento da Semana de Conscientização sobre a Síndrome de Down será no Centro Histórico de Santo Ângelo, às 15 horas, com mateada e realização de oficinas.

FUNDO NACIONAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL.

Em dezembro do ano passado, durante visita às instalações da APAE Santo Ângelo, o vereador Vinícius Makvitz anunciou a confirmação de R$ 130 mil para a unidade local. O recurso foi encaminhado pelo Ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra e é proveniente do Fundo Nacional da Assistência Social. O valor servirá para a aquisição de uma Van, a qual ficará disponível aos usuários da entidade. “Sabemos da necessidade da Associação, que há tempo vem trabalhando para conquistar esses tipo de veículo. Além disso, vamos seguir trabalhando pela viabilização de iniciativas que promovam a conscientização, orientação e, principalmente, a inclusão. A expectativa é de que a van esteja à disposição da APAE até o final deste semestre”, ressaltou Makvitz.

NA CAPITAL

De 20 a 28 deste mês, ocorre a 1ª Semana​​ Estadual​ de Conscientização Sobre Síndrome de Down.​ A abertura será com a professora Júlia Serpa Pimentel, de Portugal, doutora em Psicologia da Educação, que vai abordar a importância da família no desenvolvimento pleno da pessoa com Síndrome de Down. A 1ª Semana Estadual terá uma vasta e qualificada programação. Organizada sob o lema Além do Olhar, terá ações como caminhadas, exposição de fotos, exibição de filmes, distribuição de material, além de palestras e cursos para professores das redes de ensino, familiares e público interessado, tudo com objetivo de alertar e informar sobre respeito, acessibilidade, convivência e combate ao preconceito.

 

15 de setembro de 2017
A reunião, solicitada pelo vereador Vinícius Makvitz, acontece na próxima terça-feira, dia 19, às 15 horas, na sede da Câmara de Vereadores.
14 de setembro de 2017
Conforme informou o Presidente da Câmara, a reunião teve como objetivo renegociar convênios, conquistar novos incentivos financeiros e, ainda, buscar apoio para incrementar serviços junto ao Hospital.
13 de setembro de 2017
Loureiro questiona quais obrigações que o contrato em vigência estabelece para a concessionária e se há previsão de ampliação das linhas junto aos bairros do município