Brasão

Câmara de Vereadores
de Santo Ângelo

Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.

Terça, 19 de fevereiro de 2019

Secretaria Municipal de Cultura recebe homenagem da Câmara de Vereadores

No dia em que completou 20 anos, a Secretaria Municipal de Cultura de Santo Ângelo foi homenageada em uma Sessão Especial, realizada na noite desta segunda-feira, 18, na Câmara de Vereadores. Inicialmente criada em 1999 como Secretaria Municipal da Cultura, Lazer e Juventude, em 2014 recebeu nova denominação, passando a se chamar apenas Secretaria Municipal da Cultura.

A solenidade foi presidida pelo Chefe interino do Legislativo, Maurício Loureiro (PDT), e quem se pronunciou pela Casa na homenagem foi o secretário da Mesa Diretora, Vinicius Damião Makvitz (MDB), que saudou os presentes e falou sobre a importância da Secretaria e do Fundo Municipal de Cultura para o munícipio.

A secretária Neusa Cavalheiro, se manifestou em nome do órgão homenageado, e afirmou que a Secretaria da Cultura tem um papel fundamental de incentivar, valorizar, difundir a diversidade cultural local. Em sua fala, Neusa enfatizou que “a Secretaria de cultura não faz cultura. Nós facilitamos o acesso, nós promovemos políticas públicas, nós formamos cidadãos, fomentamos o empreendedorismo cultural, porque quem faz cultura é a comunidade, o povo, o cidadão”.

Neusa explicou que atualmente a pasta é responsável pela administração direta de nove equipamentos culturais, que são o Museu Municipal Dr. Olavo Machado, Museu a Céu Aberto, Memorial Coluna Prestes e Museu Ferroviário Jovenil Menezes, Museu Municipal de Cinema Vivaldino Prado, Núcleo de Arqueologia, Arquivo Histórico Municipal Augusto Pereira dos Santos, Biblioteca Pública Policarpo Gay, Centro de Cultura e Teatro Antônio Sepp.

O proponente da matéria, vereador e prefeito em exercício Dionísio Faganello (DEM), reforçou a importância da Secretaria de Cultura para Santo Ângelo, e falou sobre o papel que desempenha, tendo em vista as potencialidades do município. “Entendemos que, assim como outras áreas, a cultura é imprescindível para a sociedade, pois é um meio de adquirir conhecimento e de acesso à educação. Sim, pois por meio da cultura estamos proporcionando mais conhecimento à população”, afirmou o prefeito em exercício.

Também participaram da solenidade o Procurador da República  Osmar Veronesep a Promotora de Justiça da Promotoria Especializada de Santo Ângelo Paula Mohr, o presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais (Cmpc) Jonatã Ferreira, a presidenta do Conselho Municipal de Patrimônio Arqueológico, Histórico e Cultural de Santo Ângelo (COMPAHC) Thalis Daiani Paz Garcia, o presidente da Academia Santo-angelense de Letras (ASLE) Otávio Reichert, o presidente da Associação das Entidades Tradicionalistas de Santo Ângelo (ASSETRASA) Paulo Faganello, e o presidente da Associação do Brique da Praça, Dalmir Ledur.