
No início da Sessão Ordinária da noite dessa segunda-feira, 1º de julho, a Câmara de Vereadores de Santo Ângelo elegeu nova chefia, após Dionísio Faganello (DEM) renunciar a presidência da Casa, em nome da Mesa Diretora.
Ao se pronunciar, Faganello afirmou que deixa os trabalhos da presidência por motivos pessoais, e que cumpre com a palavra de que ficaria por apenas seis meses frente ao Legislativo. O edil afirma que foi a realização de um sonho presidir a Câmara de Vereadores, e que sai satisfeito, que trabalhou com honra e honestidade, procurando sempre atuar com diálogo, mantendo um bom relacionamento com todos os colegas edis, servidores e com a comunidade em geral. “Além dos colegas da Casa, agradeço também ao Poder Executivo, ao prefeito Jacques Barbosa, vice-prefeito Bruno Hesse, secretários municipais e funcionários públicos em geral, pela parceria e por toda colaboração durante este tempo que estive presidente”, enfatizou.
Eleição
Seguindo os procedimentos definidos pelo Regimento Interno do Poder Legislativo, as bancadas tiveram cinco minutos para compor as chapas para a eleição, que foi conduzida pelo vereador mais votado no pleito de 2016, Maurício Loureiro (PDT).
Duas chapas disputaram a condução do Legislativo Municipal, sendo:
Chapa 1: presidente Maurício Loureiro; vice-presidente Vinícius Makvitz (MDB), e secretária Jacqueline Possebom (PDT).
Chapa 2: presidente Paulo Sérgio Silva (Paulão) (PP); vice-presidente Rodrigo Trevisan (PP), e secretário Lucas Lima (MDB).
A chapa 1 recebeu 10 votos e a chapa 2, 5 votos, elegendo Loureiro como novo Chefe da Casa Legislativa santo-angelense.
Ao assumir a Mesa para dar início à apreciação das matérias da Ordem do Dia, Loureiro agradeceu a comunidade, familiares, amigos, companheiros de partido, e os colegas parlamentares pela confiança, e ressaltou seu compromisso com os cidadãos santo-angelenses e os interesses públicos. “Vamos mediar de forma imparcial e justa os debates do Poder Legislativo, com a colaboração dos colegas, para desenvolver um trabalho da melhor forma possível e fortalecer ainda mais o processo democrático”, destacou.
O novo presidente
Aos 31 anos, Maurício Loureiro está em sua primeira gestão e foi o vereador mais votado na eleições de 2016, conquistando a confiança de 2221 eleitores. É administrador, empresário, empreendedor e corretor de imóveis.
Atua na defesa dos direitos da criança e do adolescente, em favor do bem-estar animal, no incentivo ao esporte, e trabalha por melhorias na mobilidade urbana e na área da saúde.