
Representando a Câmara de Vereadores de Santo Ângelo, o presidente Maurício Loureiro participou, na manhã dessa sexta-feira, 04, da solenidade de comemoração ao primeiro ano de atendimento na UPA.
De acordo com o Poder Executivo, durante um ano a UPA teve uma média de 3344 mil atendimentos por mês entre consultas e procedimentos. No total, foram contabilizados 40,118 atendimentos prestados, sendo 10 mil referentes à pediatria.
Para Loureiro, os dados mostram a importância que a abertura da UPA teve para a melhoria da saúde para a comunidade santo-angelense. “Esses números apontam para a necessidade da unidade abrir 24 horas, e indicam também que o Governo Municipal está trabalhando pela saúde do município. A UPA ficou fechada por quatro anos deixando de atender inúmeras pessoas, mas agora está em pleno funcionamento, e proporcionando cada vez mais atendimentos de qualidade aos moradores da Capital das Missões”, ressaltou.
Durante o ato, o prefeito Jacques Barbosa anunciou que a Administração Municipal está com os documentos do Ministério da Saúde e do Estado que aprovam o funcionamento da unidade por 24 horas ao dia. O que falta são os repasses e algumas adequações necessárias.
Participaram da solenidade, os vereadores Valdonei da Luz, Felippe Terra Grass, Vinícius Makvitz, Jacqueline Possebom, Vando Nolasco, Dionísio Faganello, Pedrão e Valter Mildner. Também compareceram à solenidade a primeira-dama Juliana Barbosa; vice-prefeito Bruno Hesse; o deputado estadual Eduardo Loureiro; o secretário de Saúde Luis Carlos Cavalheiro, coordenador regional de Saúde, Yuri Zabolotski; provedor do Hospital Santo Ângelo, Odorico Bessa Almeida; administrador da UPA, Osvandir Lemos; coordenadora da UPA e enfermeira Eduarda Perim Motta; presidente do Conselho Municipal de Saúde, Clarice Haack; secretários municipais, servidores e convidados.