Brasão

Câmara de Vereadores
de Santo Ângelo

Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.

Sexta, 08 de fevereiro de 2019

Legislativo presente em evento que celebrou investimentos para a cultura e o turismo missioneiro

Representando a Câmara de Vereadores de Santo Ângelo, o presidente Dionísio Faganello (DEM), e o secretário da Mesa Diretora Vinícius Makvitz (MDB), participaram do evento que celebrou os investimentos para a cultura e o turismo missioneiro, na manhã desta sexta-feira, 08, em São Miguel das Missões.

Na oportunidade foi assinada a ordem de serviço para a primeira etapa das obras de requalificação urbanística do entorno do Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo. Com um investimento de R$3,05 milhões, o projeto de requalificação prevê a implantação de trilhas, ciclovias e calçadas, condições de acessibilidade, paisagismo e a melhoria de três praças.

A primeira etapa deve aprimorar alguns trechos da infraestrutura urbana do Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, proporcionando mais condições para os visitantes e para os habitantes do município. A melhoria do espaço será possível, tendo em vista que o município de São Miguel das Missões integra o PAC Cidades Históricas. Conduzido pelo Iphan, o programa do Governo Federal, objetiva o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida das cidades históricas brasileiras por meio de seu Patrimônio Cultural.

Durante o ato, também ocorreu a entrega do certificado da Tava como Patrimônio Cultural do Mercosul.  A Tava é o lugar de referência para a memória e a identidade do povo Guarani. O local, considerado sagrado, já foi reconhecido pelo Iphan como Patrimônio Cultural do Brasil.

Faganello falou que os atos realizados no evento destacam o potencial turístico da região. “Vivemos em um local que é marco para a história, não só do Rio Grande do Sul, mas do Brasil. Esses investimentos são necessário, pois, o turismo, além de manter viva a memória e a cultura do povo missioneiro, também fomenta a economia da região”, afirmou.

Presente no evento, o Ministro da Cidadania Osmar Terra, reforçou o compromisso com a região e garantiu que a ideia é fortalecer a Rota Missioneira, estimulando o turismo e a cultura na região, enfatizando a importância econômica das atividades relacionadas ao Patrimônio Histórico. O representante do Governo Federal falou em revitalizar o espetáculo Som e Luz, pensando em investir em tecnologias e modernização, e também em expandir as obras de revitalização para os outros sítios arqueológicos das Missões.

Também participaram do evento, o deputado Federal Darcísio Perondi (MDB), os deputados Estaduais, Eduardo Loureiro (PDT) e Capitão Macedo (PSL), o Chefe do Executivo de Santo Ângelo Jacques Barbosa, o prefeito de São Miguel das Missões, Hilário Casarin, a secretária de Cultura de Santo Ângelo Neusa Cavalheiro, e o secretário de Turismo Esporte, Lazer e Juventude de Santo Ângelo, Osvaldir Ribeiro de Souza, além de prefeitos, edis e secretários de diversos municípios da região.

 

16 de agosto de 2019
Presidente do Poder Legislativo, Maurício Loureiro (PDT), apresentou projeto sugestão na Sessão Ordinária da última segunda-feira
16 de agosto de 2019
Quem aderir à ação proposta pelo vereador Valdonei da Luz, poderá ter descontos na taxa do lixo
14 de agosto de 2019
O projeto, protocolado pelo vereador Márcio Antunes (Progressistas), e subscrito pelo presidente Maurício Loureiro (PDT), Vinícius Makvitz (MDB) e edil Felippe Terra Grass (PDT), faz uma homenagem ao atleta santo-angelense falecido recentemente.