Brasão

Câmara de Vereadores
de Santo Ângelo

Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.

Terça, 20 de novembro de 2018

Inicia a instalação de Parklets em Santo Ângelo

Proposto pelos vereadores Vinícius Makvitz e Maurício Loureiro, um projeto que regulamenta a implantação de parklets em Santo Ângelo foi sancionado pelo Executivo, e as estruturas já estão sendo instaladas na cidade.

O Projeto de Lei foi encaminhado como sugestão ao Governo Municipal em novembro de 2017, e sancionado pelo prefeito Jacques Barbosa em setembro desse ano. Conforme a matéria, a implementação dos parklets ocorre através de uma parceria com entes privados, que ficarão responsáveis pela definição, elaboração do projeto, custeio, instalação e manutenção da estrutura, que ficará instalada em áreas originalmente destinadas às vagas de estacionamento de veículos.

“É necessário destacar que o município não terá custos com os parklets, pois quem quiser colocar a estrutura vai arcar com os valores de investimento, e mesmo que o mobiliário esteja em frente a um ponto comercial, ele não fica restrito ao uso da empresa, é aberto para qualquer pessoa que quiser sentar e aproveitar o espaço”, esclareceu Makvitz.

Loureiro acredita que a criação de políticas públicas e urbanas que visam garantir o direito de cidade sustentável, tendo a cooperação entre governo e iniciativa privada, é um processo importante que valoriza as pessoas.

Makvitz explica que a ideia surgiu depois que estudantes de Arquitetura e Urbanismo da URI colocaram algumas instalações na rua Marquês do Herval, no ano de 2017. O vereador afirma que os parklets “são novos espaços para as empresas, visando um melhor acolhimento da nossa comunidade e do nosso turista, assim fomentando o desenvolvimento local e consequentemente gerando mais empregos e renda”.

Semelhantes a decks, os parklets geralmente são construídos de madeira, e são integrados ao passeio público com a finalidade de uso pela comunidade para lazer ou descanso.

 

12 de dezembro de 2018
12 de dezembro de 2018
Com a Câmara de Vereadores lotada por amigos e familiares, o homenageado recebeu a honraria na última segunda-feira, 10
11 de dezembro de 2018
A aprovação era necessária para que sejam executadas obras de expansão da rede de esgoto, obras que asseguram o abastecimento de água, ampliação de reservatórios e expansão de rede.