Quarta, 21 de agosto de 2019
Exército Brasileiro é homenageado em Sessão Solene

O centenário do Exército Brasileiro na Capital das Missões foi celebrado, em Sessão Solene, na manhã da terça-feira, 20 de agosto. A solenidade foi promovida pela Câmara de Vereadores de Santo Ângelo, e realizada no auditório do 1º Batalhão de Comunicações.

A homenagem foi proposta pela vereadora Zilá Andres (Progressistas), que ao se pronunciar pelo Poder Legislativo, destacou a importância dos militares nas Missões e ressaltou o papel social cumprido pelas Forças Armadas. “Desde o início, até hoje, é imensurável a contribuição do Exército no desenvolvimento do nosso município. Devemos dar destaque ao fato de que contamos com a disponibilidade permanente e a dedicação exclusiva do efetivo militar, que é nosso Braço forte quando necessário, e a nossa mão amiga em todo o tempo”, enfatizou a vereadora.

Após seu pronunciamento, representando a Casa Legislativa, ZIlá entregou ao Coronel Marcelo Ferraz dos Reis, Comandante do 1º Batalhão de Comunicações (1º BCom), e ao Tenente Coronel Jânio Timóteo do Nascimento, Chefe do Depósito de Subsistência de Santo Ângelo (DSSA), uma placa em homenagem ao centenário.

Em nome do Exército Brasileiro, o Coronel Ferraz contou o histórico da presença militar nas Missões, que teve início em 1919. Na época, o 7º Regimento de Cavalaria, localizado em Itaqui/RS, ainda sem efetivo, foi transformado em 4º Regimento de Cavalaria Independente e mandado instalar-se na cidade de Santo Ângelo/RS. “Como legado, tem-se que todas as Armas, Quadros e Serviços do nosso Exército Brasileiro, em algum momento se instalaram neste solo. Iniciou com a Cavalaria, seguindo pela Engenharia, Artilharia, Infantaria e Comunicações. Além dos Serviços de Saúde e Intendência, do Quadro de Material Bélico e do Serviço Militar. Todas estas Organizações Militares contribuíram e contribuem para que Santo Ângelo ocupe lugar de destaque no cenário nacional”, disse o Coronel.

 

Presenças

Presidida pelo Chefe do Poder Legislativo de Santo Ângelo, Maurício Loureiro (PDT), a solenidade contou com a participação do vice-presidente da Casa Vinícius Makvitz (MDB), da secretária da Mesa Diretora Jacqueline Possebom (PDT); do secretário de Indústria e Comércio João Baptista Santos da Silva, representando o Poder Executivo; do deputado federal Ubiratã Sanderson; do deputado estadual Capitão Macedo; do Major Alex da Rocha Camilo; representando o 11º Batalhão de Bombeiro Militar; do Delegado Regional de Polícia Fernando Sodré; do presidente da Acisa, Douglas Winter Ciechowiez; e do diretor geral do Iesa, Demétrius Abraão Bigaran.

Da Casa Legislativa, compareceram à Sessão Solene, os vereadores Felippe Terra Grass (PDT), Valdonei da Luz(PDT), Vando Nolasco (PDT), Rodrigo Trevisan (Progressistas) e Valter Mildner (REDE). Também se fizeram presentes no ato, soldados, lideranças militares e da comunidade santo-angelense. 

 

OUTRAS NOTÍCIAS
25 de maio de 2022
Legislativo aprova abertura de Crédito Especial de mais de 3,6 milhões de reais para a área da Saúde
24 de maio de 2022
Presidente do Legislativo participa de importantes reuniões na Casa Civil em Porto Alegre
24 de maio de 2022
Colégio Onofre Pires completa 98 anos de trabalho para a comunidade de Santo Ângelo
23 de maio de 2022
Em visita ao Legislativo, a Comissão das Margaridas convida para a tradicional Festa Junina
20 de maio de 2022
Prefeito Municipal sanciona Projeto de Lei que flexibiliza pagamento de dívidas tributárias