Brasão

Câmara de Vereadores
de Santo Ângelo

Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.

Terça, 17 de março de 2020

COVID 19: Prevenções e cancelamentos

Ontem (16), na Prefeitura Municipal de Santo Ângelo, aconteceu uma reunião para discutir meios de prevenções e ações em relação ao Corona Vírus.
Durante a reunião, foram debatidos meios de prevenção e controle do vírus, medidas como cancelamentos das aulas, de eventos públicos e privados, evitar aglomerações e alertar a comunidade da importância dos cuidados básicos para evitar a proliferação, foram destacados.
O médico Rafael Fontoura (HSA), frisou que a maior possibilidade de contágio é dentro do Hospital, alertou a importância de evitar frequentar hospitais, postos de saúde e até mesmo a UPA, sem necessidade. Lembrou também que na China, 43% do contágio, foi hospitalar.
O Secretário Municipal de Saúde alertou sobre as 3 etapas que devem ser medidas ao apresentar algum sintoma.

“Para sintomas leves, vá aos postos de saúde, como suporte, segunda etapa é a UPA e a terceira, para casos de maiores cuidados ou intensivos, o Hospital.”, finaliza Cavalheiro.

A Promotora, Paula Mohr, aconselha o cancelamento de todos os eventos, principalmente, eventos que criem aglomeração, tanto em ambientes fechados, quanto em ambientes ao ar livre. Lembrou também que os estabelecimentos, como, restaurantes, bares e afins, precisam tomar medidas básicas de higiene, oferecendo sabonetes nos banheiros e álcool em gel (70%), para evitar contágio.
As aulas estaduais já estão sendo canceladas, o colégio Rede Marista também cancelou suas atividades, as Universidades, Uri Santo Ângelo e CNEC Santo Ângelo, suspenderam as aulas.
 A Prefeitura Municipal pediu o cancelamento de eventos da cidade, tanto privados, quanto municipais, como o Carnaval de Rua, que aconteceria dia 28 de março. Lembrando que os eventos em âmbito rural, também serão suspensos.
A Câmara de Vereadores, já adotou medidas de proteção. A Casa, manterá as portas fechadas ao público, assim como nas Sessões Ordinárias. Foram suspensas Sessões Especiais e Solenes, e também a cedência do plenário para entidades civis, partidos políticos e órgãos públicos. O expediente é interno, com turno único, para evitar na proliferação do “COVID 19”, os horários também foram alterados. Em turno único, a segunda-feira inicia às 12 horas até as 18 horas, por enquanto as Sessões Ordinárias, estão com as atividade normais, somente com os vereadores e funcionários. De terça a quarta, horário único também, das 08 horas às 14 horas, sem fechar ao meio-dia.
Estiveram também presentes, o prefeito municipal, Jacques Barbosa, presidente da Casa do Poder Legislativo, Pedro Wasckiewicz, o deputado federal, Eduardo Loureiro, secretario municipal da saúde, Luiz Carlos Cavalheiro, representando o HSA, provedor, Odorico Almeira, representantes do Hospital da Unimed, representantes das Universidades da cidade, Coordenadorias de Educação e da Saúde, órgãos de proteção e demais entidades que estão a frente da comunidade.

22 de maio de 2020
De acordo com os responsáveis pela realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a prova poderá ser transferida de 30 a 60 dias em relação as datas firmadas anteriormente.
16 de abril de 2020
Foi entregue ao diretor administrativo do HSA, Marcelo Borges, pelo vereador, Felippe Terra Grass, e também pelo Deputado Eduardo Loureiro, representando o Deputado Federal Pompeo de Mattos (PDT/RS).
17 de março de 2020
O expediente interno teve alterações no horário, a partir de hoje, 17, a Casa inicia às 08:00 da manhã, com turno único, sem fechar ao meio dia até as 14 horas. Lembrando que por medidas de cautela, não teremos entrada ao público.