Terça, 27 de agosto de 2013
Câmara realiza sessão especial alusiva ao Dia e Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

Foi realizada ontem, dia 26, sessão alusiva à “Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla”, de 21 a 28 de agosto, e ao “Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência”, em 21 de setembro.

O pedido pela realização de sessão especial foi subscrito pelo vereador Lauri Juliani (PDT) e contou com a aprovação unânime do plenário. Conforme ressaltou o edil, as datas representam a possibilidade de reflexão de todos os setores da sociedade e da importância de realmente alcançar a dignidade que está esculpida na Constituição Federal, com ações concretas a começar pelo elementar direito de ir e vir.

“A população em geral deveria repensar as suas atitudes e tentar entender como se pode ajudar as pessoas com deficiência, e olha que nem precisa participar daquelas campanhas de doação de dinheiro, pois basta que respeite o espaço e os direitos destas pessoas”, destacou Lauri.

A homenagem foi realizada no plenário da Câmara de Vereadores de Santo Ângelo, que esteve lotado por autoridades, lideranças e pela comunidade.  Além do vereador Juliani, fez uso da palavra o Presidente da APAE de Santo Ângelo, Adão Lago Pinto e a Presidente do COMDICA, Janira Mânica.

Na ocasião, Janira fez questão de falar da importância das atividades realizadas pelas escolas especiais e da necessidade do governo manter o funcionamento das mesmas. Para Janira, as APAEs representam uma conquista da sociedade e precisam ser mantida e valorizada.

Semana Nacional de Deficiência Intelectual e Múltipla

“Refletindo os limites, diminuindo as diferenças”, esse é o tema da Semana Nacional de Deficiência Intelectual e Múltipla do ano de 2013, proposto pela Federação Nacional das APAES e tem como abordagem central o enfrentamento às diferenças que as pessoas com deficiência intelectual e múltipla e suas famílias vivenciam diariamente para inclusão social.

Durante a semana diversas atividades foram realizadas. Hoje, dia 27, acontece a caminhada onde professores, diretores, funcionários, alunos, pais, familiares e amigos dos alunos e voluntários da Escola de Educação Especial Raio de Sol, mantida pela APAE santo-angelense, realizarão um manifesto contra a inclusão radical, forma como está sendo chamada a alteração na Meta 4 do Plano Nacional de Educação (PNE), que será votado em breve pelo Senado.

A mobilização está marcada para às 14 horas, na praça Pinheiro Machado e a caminhada se dará pela rua Marquês do Herval, passando pela avenida Brasil e encerrando na praça Leônidas Ribas.