Brasão

Câmara de Vereadores
de Santo Ângelo

Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.

Sábado, 11 de julho de 2020

Câmara de Vereadores recebeu os representantes na linha de frente ao combate do CoronaVírus em Santo Ângelo

A Câmara de Vereadores recebeu na tarde desta quinta-feira, (09), o coordenador da 12º Regional da Saúde, Yury Sommer; o diretor administrativo e o assessor de direção do Hospital de Caridade de Santo Ângelo, Marcelo Borges e Fermino Zucoloto em uma reunião no plenário na Casa do Povo, para sanar dúvidas e tecer esclarecimentos sobre o Coronavírus em nosso município.

Durante a reunião, os vereadores presentes fizeram questionamentos aos responsáveis pela linha de frente ao combate ao Covid-19 em Santo Ângelo. Um dos questionamentos levantado pelos vereadores foi sobre a questão dos pacientes suspeitos de Coronavírus serem encaminhados para a mesma ala dos pacientes positivos. O diretor do HSA, Marcelo Borges, salientou que os casos suspeitos são encaminhados para a mesma ala, porém cada suspeito é direcionado para um dos 33 leitos disponíveis, isolado, e lá é feita a testagem. Enquanto aguarda o resultado do teste, o paciente é direcionado para o isolamento social por 15 dias, mesmo que o teste seja negativo. Borges destaca que todo o caminho percorrido deste paciente dentro do hospital, é imediatamente higienizado.

O coordenador da 12° Regional de Saúde, Yury Sommer, complementou a questão dizendo que, por enquanto, pela situação controlada que Santo Ângelo vive, há a oportunidade de direcionar o paciente suspeito para um quarto isolado, porém, em casos de superlotação, esse cenário poderá não acontecer.

Yury salientou, também, que em breve o Estado terá a oportunidade de realizar 3 mil testagens por dia. A testagem em massa será possível em municípios com população acima de 40 mil habitantes. Com isso, Santo Ângelo aumentará a capacidade das testagens. Também reforçou que todos os suspeitos do vírus serão testados, em estabelecimentos com suspeitos serão testados todos os funcionários, possibilitando que o primeiro atendimento, que é de extrema importância, aconteça. Hoje o teste rápido é feito pelos hospitais, laboratórios e farmácias, custando em média R$ 150 reais. Lembrando que, anteriormente, o município recebeu 2.120 testes. Ressaltou que tanto o HSA quanto a UPA receberão medicamentos essenciais para o tratamento da doença. Reforça que  aconteceram melhorias na estrutura da saúde, como o aumento de 90% dos leitos, sendo que, atualmente, a região conta com 268 leitos e 60 respiradores, melhorias que tornaram o HSA um dos melhores e mais capacitados de toda a região.

Quando questionado sobre os altos números de óbitos e pacientes positivos de COVID-19  santo-angelenses em relação a cidades vizinhas, como Ijuí e Santa Rosa, o diretor do HSA, Marcelo, ressaltou que o hospital e a coordenadoria estão de acordo com as normas, apurando os resultados de forma clara e sem nenhum tipo de manipulação. O assessor de direção do HSA, Fermino Zucoloto, questionou os números divulgados das outras cidades, como a situação de Ijuí, que conta com 19 dos 20 leitos de UTI ocupados, porém não há nenhum registo de internação pelo novo COVID-19. Tanto os responsáveis pelo Hospital Santo Ângelo, quanto o coordenador de saúde, frisaram que são totalmente transparentes nas divulgação e notificações dos casos no município.

O coordenador Yury Sommer fez um apelo para a sociedade durante o encontro:

“Nós só temos um inimigo, que é o CoronaVírus. Não é Bolsonaro, não é o Leite, não é o Jacques ou os vereadores. Precisamos falar a mesma língua, defender a saúde da população e estamos tentando ajudar. Se achar que é politicagem, aí cada um pagará o preço.”

Além do Presidente da Câmara, Pedrão, também estiveram presentes os vereadores Felippe Terra Grass; Adolar Queiroz; Valter Mildner; Everaldo de Oliveira e Paulão. A Câmara se disponibilizou para auxiliar os responsáveis pela linha de frente da COVID-19 de Santo Ângelo.

Se puder, fique em casa, use máscara de proteção ao sair de casa e evite aglomeração. Só assim, com o apoio da comunidade santo-angelense, juntamente com o apoio dos representantes, o município passará por essa situação da melhor maneira possível.

25 de setembro de 2020
Dados coletados nesta manhã, 25/09/2020 às 09:00
24 de setembro de 2020
Dados coletados nesta manhã, 24/09/2020 às 09:00
23 de setembro de 2020
Dados coletados nesta manhã, 23/09/2020 às 09:00
22 de setembro de 2020
Seguindo todas as medidas de proteção e distanciamento controlado, conforme o decreto da bandeira laranja, cenário onde o município se encontrava. Na Sessão Ordinária, foram debatidas as seguintes pautas:
22 de setembro de 2020
Dados coletados nesta manhã, 22/09/2020 às 09:00