Brasão

Câmara de Vereadores
de Santo Ângelo

Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.

Segunda, 24 de setembro de 2018

Câmara de Vereadores prestigia Festival Paralímpico Nacional

Santo Ângelo recebeu, no último sábado 22, Festival Paralímpico Nacional, evento promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em 48 cidades brasileiras, sendo três gaúchas. Além da Capital das Missões, a ação aconteceu nas cidades de Gravataí e Porto Alegre.

O evento foi realizado após parceria firmada com o CPB e o município de Santo Ângelo, por meio da Câmara de Vereadores, Administração Municipal e Governo Estadual. A iniciativa de receber o Festival​ partiu dos esforços do Poder Legislativo, quando o presidente da casa, Everaldo de Oliveira (PDT), e o vereador Vinícius Makvitz (MDB), se reuniram, no final do mês de julho, com o secretário adjunto da Secretaria Estadual da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, André Kryszczun, solicitando que a Capital das Missões sediasse o evento. Na época, o Prefeito Jacques Barbosa encaminhou ofício demonstrando o pleno interesse em realizar a ação, e o município foi escolhido.

 

O evento em Santo Ângelo

O presidente da casa participou da abertura do evento, realizado no ginásio da URI Campus de Santo Ângelo, na companhia de André Kryszczun  e da secretária Municipal de Cultura Neusa Cavalheiro. Para Everaldo, o Festival é uma bela iniciativa, e uma forma de divulgar os esportes para pessoas com deficiência, mostrando que é possível praticarem o desporto, vencendo dificuldades e interagindo socialmente.

Participaram do evento inúmeras crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, com e sem deficiência, procedentes de diversas escolas do município, e que puderam vivenciar o esporte adaptado, nas modalidades de golball, vôlei sentado e bocha. Atividades também foram realizadas no Ginásio Municipal Marcelo Mioso.

Em Santo Ângelo, o Festival foi realizado em parceria com a Administração Municipal, o curso de Educação Física da URI e a Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.

 

Festival Paralímpico

Para a realização do evento, em todas as cidades simultaneamente, foi mobilizada uma força de trabalho de cerca de 2.500 pessoas, entre profissionais de Educação Física e voluntários, que conduziram a programação.

Esportes como atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, parabadminton e parataekwondo e tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, vôlei sentado, foram praticados nas cidades sede do festival.

De acordo com Makvitz, a parceria firmada com CPB e o município de Santo Ângelo, com o intermédio da Câmara de Vereadores, deve continuar, possibilitando que a Capital das Missões sediando o evento nos próximos anos, divulgando o esporte para pessoas com deficiência. O vereador enfatizou que um dos principais objetivos do projeto é promover a inclusão social.

07 de dezembro de 2018
A homenagem foi proposta pela vereadora Zilá Andres (PP), e aprovada por unanimidade na sessão ordinária do dia 1º de outubro deste ano.
07 de dezembro de 2018
Lei estima receita e despesas e estipula em que o valor será utilizado. Uma nova votação será realizada na próxima sessão
06 de dezembro de 2018
Lei regulamenta instrumento implantado no ano de 2014 em Santo Ângelo
06 de dezembro de 2018
Lei estima receita e despesas e estipula em que o valor será utilizado. Uma nova votação será realizada na próxima sessão Foi
04 de dezembro de 2018
O vereador fica na função até a próxima segunda-feira, 10, quando o prefeito Jacques retorna de viagem