Brasão

Câmara de Vereadores
de Santo Ângelo

Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.
Terça, 26 de junho de 2018

Câmara concede “Ordem da Cruz Missioneira”, ao atleta santo-angelense, Leonardo Klassmann Waszkiewicz

Em solenidade realizada na noite desta segunda-feira, dia 25, o Poder Legislativo Municipal concedeu ao atleta santo-angelense, Leonardo Klassmann Waszkiewicz, a Ordem da Cruz Missioneira. A honraria foi instituída em 1973 e visa externar o reconhecimento do povo santo-angelense aos cidadãos que se destacam em suas atividades, representando o município por onde passam, promovendo a paz social e o desenvolvimento de atividades comunitárias.

SOLENIDADE

A sessão solene teve início com a leitura de um trecho bíblico e com a execução do Hino Nacional Brasileiro. Em seguida, o proponente da homenagem, vereador Vinícius Makvitz, foi convidado a fazer uso da palavra em nome do Poder Legislativo Municipal.

A trajetória esportiva, assim como as experiências de vida e os exemplos de determinação, empenho e amizade nortearam boa parte do discurso proferido por Makvitz, que fez questão de destacar os campeonatos e títulos conquistados por Leonardo.

“Leonardo viveu muitas experiências através do esporte se tornando um exemplo para muitos jovens. Natural da nossa cidade, esse atleta, que ganhou destaque no cenário nacional e internacional, merece nossa homenagem especial por representar nossa cidade pelo país e mundo, sempre levando com ele sua essência e a garra proveniente do Povo Missioneiro”, destacou Makvitz.

AGRADECIMENTO E EMOÇÃO

Emocionado, Leonardo agradeceu a homenagem destacado o orgulho de suas raízes e todo o apoio de sua família e amigos. Falou, também, dos desafios enfrentados e da perseverança diante das barreiras encontradas durante sua trajetória como jogador de basquete.

“Em um mundo com tantas dificuldades, vícios, falta de fé, crises financeiras, guerras e muita falta de amor à Pátria, eu fico feliz em ter em meu caráter, em minha personalidade, os valores necessários para representar o meu povo. Onde eu estiver terei sempre orgulho de ser brasileiro, gaúcho, missioneiro e santo-angelense”, afirmou o atleta, que já foi convocado para atuar na Seleção Brasileira e que integrou equipes da Espanha e França.  Em 2015, foi incorporado ao Exército Brasileiro, como 3º sargento, para fazer parte do Programa de Atletas de Alto Rendimento das Forças Armadas.

Ao concluir, Leonardo lembrou alguns dos momentos marcantes de sua trajetória e finalizou com um verso escrito pelo seu amigo Adalber Kruel, no qual são detacados atibutos do atleta como amizade, orgulho de suas origens e determinação. 

O HOMENAGEADO

Leonardo Klassmann Waszkiewicz é filho de Stella Klassmann e do vereador Pedro Silvestre Perkoski Waszkiewicz. Sua trajetória no esporte começou ainda na escola, quando foi convidado pelos professores do Colégio Missões para disputar os Jogos Escolares de basquete, o tradicional JERGS. Após se destacar no esporte começou, aos 15 anos, a jogar em seu primeiro Clube: o Ceat-Bira de Lajeado (RS), onde foi campeão gaúcho.  Na sequência Leonardo passou pelo tradicional Clube de São Paulo – Pinheiros e, posteriormente, seguiu para a Espanha, onde jogou pelos clubes Grupo Capitol Valladolid, que apostou na sua formação como jogador promessa. O atleta jogou, também, pelo Blancos de Rueda Valladolid, onde foi campeão da Leb Oro em 2009, e bicampeão da Copa Castilla Leon em 2010.

O seu último Clube na Espanha foi o Óbila Club de Basket, onde viveu alguns dos momentos difíceis em relação ao basquete, por problemas financeiros e pela grande crise que atingiu toda a Europa. Retornou ao Brasil em 2011 para disputar seu primeiro NBB pelo tradicional clube do Triângulo Mineiro Unitri/ Uberlândia, no qual se destacou pela sua raça e presença durante todos os jogos. No final do NBB 6, o Franca Basquete anunciou a sua contratação, onde permaneceu por mais uma temporada.

Em 2015 foi contratado pelo Basquete Cearense, Clube atual onde viveu grandes momentos de sua carreira, batendo recordes pessoais e nacionais. Neste ano foi indicado para o prêmio de melhor Pivô do NBB. Suas boas exibições já lhe renderam três convocações para Seleção Brasileira de Novos, mas precisou pedir dispensa devido à uma contusão. Em 2014 foi convidado para a etapa preparatória da Copa do Mundo da Espanha, onde teve a oportunidade de participar dos treinamentos ao lado de grandes nomes do basquete nacional que atuam na NBA, principal Liga Mundial do Esporte.

Ainda através do basquete, no ano 2015, foi incorporado ao Exército Brasileiro como 3° Sargento para fazer parte de um Projeto das Forças Armadas que visa incentivar o esporte, o PAAR (PROGRAMA DE ATLETAS DE ALTO RENDIMENTO) onde os melhores atletas do Brasil estão divididos entre as forças (Marinha, Exército e Aeronáutica) para representar nosso País em competições Militares levando o nome da Força.

Nessa oportunidade esteve participando da Olimpíada Militar na Coréia do Sul em 2015. Em 09/06/2018 passou a integrar a Força Aérea Brasileira, também como Sargento, em Solenidade ocorrida na cidade do Rio de Janeiro, dando continuidade ao Projeto e estando convocado para participar do próximo Mundial Militar na China no ano de 2019.

 

 

 

 

20 de julho de 2018
Proposta, encabeçada pelo vereador Felippe Terra Grass, visa atualizar a legislação municipal, ampliando pontos de venda e permitindo a permanência dos veículos em vias públicas.
19 de julho de 2018
Debate foi conduzido pelo vereador Maurício Loureiro, proponente da audiência. Objetivo foi ouvir a opinião dos diferentes segmentos e esclarecer dúvidas quanto à forma com que está sendo conduzida a questão no município.
18 de julho de 2018
“Essa é uma luta de anos, que finalmente estamos conseguindo resolver”, destacou o Chefe do Legislativo, Everaldo de Oliveira. Expectativa é que os trabalhos sejam concluídos em três dias.
18 de julho de 2018
Presidente da Câmara, Everaldo de Oliveira, esteve acompanhando o ato e fez questão de reiterar o apoio do Poder Legislativo às iniciativas voltadas ao esporte e educação.