Brasão

Câmara de Vereadores
de Santo Ângelo

Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.

Quarta, 15 de maio de 2019

Audiência Pública debate maus tratos a animais em veículos de tração

O Plenário Juarez Alves Lemos, da Câmara de Vereadores de Santo Ângelo sediou, na manhã desta quarta-feira, 15, uma Audiência Pública para debater a situação dos animais utilizados em veículos de tração.

Requerida pelo vereador Valter Mildner, a reunião teve a abertura dos trabalhos feita pelo presidente da Casa, Dionísio Faganello, e posteriormente ficou a cargo do vice-presidente Maurício Loureiro. Participaram também, os edis Pedrão, Everaldo de Oliveira, Valdonei da Luz, RodrigoTrevisan e Vinícius Makvitz.

Inicialmente, a advogada e vice-presidente da ONG Pé de Pano, Cristine Peixoto, apresentou o trabalho realizado e o posicionamento da entidade, com pontuações e explicações teóricas, falando sobre os maus tratos aos animais e sobre a substituição da tração animal por outros meios. “A ONG não quer tirar o trabalho de ninguém, nossa proposta é a substituição por outros meios de continuidade do trabalho dos catadores, de forma organizada em associações, cooperativas, fiscalizada com deveres e com mais direitos, mais dignidade, mas sem os cavalos, trabalhando com o motor ou a bicicleta”, disse Cristine.

Em seguida, o assessor da Associação dos Gaioteiros e Carroceiros, Gilberto Corazza, falou sobre a posição da associação e afirmou que o cuidado com os animais é exigido para quem participa da entidade. Além disso, o assessor propôs uma reflexão sobre o assunto, pedindo também, por uma estrutura administrativa de um Departamento de Políticas e Bem-estar Animal, para cuidar da sanidade e alimentação, por exemplo.

Valter Mildner afirmou que ficou sensibilizado ao ver a situação calamitosa dos animais que puxam as gaiotas, e por isso requereu a audiência. “A nossa preocupação não é tirar de circulação os animais que estão em condições, mas a proposta é justamente recolher aqueles doentes e mau tratados, sem as mínimas condições, que passam do dia sem comer e beber”, afirmou.

Posteriormente, a palavra foi colocada à disposição dos vereadores, das demais autoridades e munícipes, que se manifestaram acerca da necessidade de fiscalização de possíveis maus tratos e retirada dos animais dos proprietários. Também foi sugerido que seja proibido o uso de carroças com tração animal aos gaioteiros que não estejam cadastrados na associação, e que seja realizada uma transição até a total substituição dos equinos por “cavalo de lata”.

O presidente da Câmara de Vereadores ressaltou a falta de recursos para a causa animal, e enfatizou a importância da Audiência Pública. “É um momento de dialogar e discutir em busca de soluções desses, de escutar os envolvidos e fazer questionamentos de entendimento. Esse é o caminho para compreendermos o problema e buscarmos políticas públicas, tanto para sanidade animal, quanto para melhorar a estrutura de trabalho dos carroceiros e gaioteiros”, disse Faganello.

Também participaram da audiência, a presidente da ONG Pé de Pano, Ana Carolina Moraes, a Tenente Andrea Santos da Silca, representando o 7º RPMON, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Clarice Nunes, o vice-presidente do mesmo conselhor, Felipe Luz, Janice Ribeiro dos Santos, presidente da Associação dos Gaioteiros e Carroceiros, Eduardo Froncek, representando a Secretaria de Meio Ambiente, Ubiratan Alencastro, representando a Vilgilância Sanitária, Margarete Forlin representando a Coordenadoria de Saúde e a veterinária do município, Emília Stehmann.

13 de fevereiro de 2020
O novo programa tem como objetivo aprimorar o gerenciamento de reciclagem e resíduos sólidos no município, que será feita pela organização para preservação ambiental, Ecos do Verde em Santo Ângelo.
12 de fevereiro de 2020
O coordenador das Agro Indústrias da Secretaria Municipal da Agricultura, Diomar Lino Formenton, foi recebido no gabinete da Câmara de Vereadores
31 de janeiro de 2020
Os representantes do bairro Rosa, de Santo Ângelo, reuniram-se no Gabinete do chefe do Executivo, Prefeito Jacques Barbosa juntamente, com o Presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Waszkieswicz, na manhã desta sexta-feira (31).
31 de janeiro de 2020
O Presidente, Pedro Waszkiewicz, e o Vereador Vinícius Makvitz receberam o Coordenador da 10° FEAAGRI Missões, Daniel Casarim
29 de janeiro de 2020
Na manhã desta quarta-feira (29), fizeram-se presentes no gabinete do Presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Waszkiewicz, os vereadores da 28° legislatura