Brasão

Câmara de Vereadores
de Santo Ângelo

Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.

Segunda, 11 de março de 2019

Ato marca oficialmente início das atividades da Unacon

Uma solenidade, realizada na manhã desta segunda-feira, 11, marcou oficialmente o início dos atendimentos da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), do Hospital Santo Ângelo.

Representando a Câmara de Vereadores, participaram do ato o presidente da Casa, Dionísio Faganello, secretário da Mesa Diretora, Vinícius Makvitz, e vereadores Paulão, Pedrão, Zilá Andres, Márcio Antunes, Lucas Lima, Valdonei da Luz, Felippe Terra Grass, Vando Nolasco e Valter Mildner. Além disso, o evento contou com a presença do prefeito Jacques Barbosa e deputado estadual Eduardo Loureiro.

Para Faganello, a abertura da Unacon é uma conquista que beneficiará não só os moradores de Santo Ângelo, mas toda a comunidade regional, considerando que, os pacientes oncológicos terão acesso ao tratamento na Capital das Missões, sem precisar se deslocar para cidades em longas distâncias.

A Unacom vai atender a área de abrangência da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde e disponibilizará, por mês, 500 consultas, 420 aplicações de quimioterapia, 54 cirurgias oncológicas, além de serviços de tomografia, ultrassonografia, mamografia, radio-X, endoscopia, colonoscopia, exames Laboratoriais e patológicos.

O secretário da Mesa Diretora, Makvitz, esclareceu que o Legislativo está desde o início acompanhando as tratativas e buscando recursos para viabilizar a abertura de uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), por meio de convênio com o Estado do Rio Grande do Sul. O vereador afirma que assunto vem sendo debatido em plenário desde 2013, e relembra que em outubro de 2015, anunciou empenho do então deputado, e agora ministro Osmar Terra, de R$ 140 mil para compra de um mamógrafo, além de R$110 mil para aquisição de canetas usadas no tratamento de câncer e para mobiliário do Unacon.

22 de maio de 2019
Sessão Especial foi proposta pelo secretário da Mesa Diretora do Legislativo Municipal, Vinícius Makvitz
18 de maio de 2019
reunião foi requerida pelo vice-presidente da Casa, Maurício Loureiro e ocorreu na manhã dessa sexta-feira, 17, no Plenário Juarez Lemos