Brasão

Câmara de Vereadores
de Santo Ângelo

Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.

Quarta, 07 de novembro de 2018

Assinado contrato para construção de ciclovia em Santo Ângelo

Foi assinado, no final da manhã dessa quarta-feira, 07, o contrato de execução da obra da ciclovia em Santo Ângelo.

Representando o Poder Legislativo Municipal, o presidente Everaldo de Oliveira (PDT) e o vereador Vinícius Makvitz participaram do ato, ocorrido no Gabinete do prefeito Jacques Barbosa com a presença do representante da empresa MF Empreendimentos, Márcio da Rosa, que executará a obra.  

Também participaram do ato o vice-prefeito Bruno Hesse, o diretor do Departamento Municipal de Trânsito Gerson Fernando Rodrigues, os representantes da Associação Ciclo Missões (ACM) Júlio Cesar Machado, Northon Motta e Rodrigo Flores, que também é Secretário de Habitação, a arquiteta Laura Perin Lucca e o engenheiro José Carlos Ferraz, da Secretaria de Planejamento.

Para o presidente da Casa Legislativa santo-angelense, quem ganha com o projeto é a comunidade, que cada vez mais está buscando meios alternativos de transporte e também hábitos de vida saudável. “Santo Ângelo possui um grande número de ciclistas, assim é importante possibilitar um local seguro para que transitem. Além disso, é necessário pontuar que a ciclovia pode dar um novo fôlego ao trânsito santo-angelense, com menos congestionamentos e mais segurança”, afirmou.

Ciclovia

Essa primeira etapa do projeto prevê uma ciclofaixa que ligará o Centro à Zona Norte da cidade. Serão pouco mais de 4 quilômetros de pista exclusiva na avenida Venâncio Aires, trechos de ida e volta entre as ruas Marquês do Tamandaré e Padre Manoel da Nóbrega.

A ciclofaixa terá duas pistas com largura de 1,5 metro cada, haverá recorte dos canteiros centrais e parte da pista de modo a conservar a vegetação e o fluxo de veículos. A ciclovia terá a proteção de meio-fio e faixa de sinalização reflexiva. A previsão de início das obras é na próxima segunda-feira, dia 12 de novembro, e a empresa tem 180 para realizar a execução.

Para esse trecho, o investimento previsto é de cerca de R$ 551 mil. A verba para a execução da obra é proveniente de emendas parlamentares, e terá também, contrapartida do Governo Municipal.

No total, a implantação do anel cicloviário, que contemplará principalmente estudantes e trabalhadores, deve ter uma extensão de 15 a 20 quilômetros, e o projeto será desenvolvido em fases.

 

13 de novembro de 2018
Estiveram no gabinete do presidente da Câmara de Vereadores, o coordenador do Conselho da Pastoral Dari Barichelo Zanuso e o coordenador do Conselho Administrativo da Igreja, Neri Luís Rieve.
12 de novembro de 2018
Evento foi realizado na noite da última sexta-feira, 09, no Clube Comercial