Exames de baixa complexidade realizados em Santo Ângelo deverão apresentar o diagnóstico em um prazo, de no máximo, 72 horas a contar da realização do procedimento. Isso é o que determina um projeto de lei aprovado nesta semana, dia 23, pela Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.
De autoria do vereador Nader Awad (PDT), a iniciativa visa garantir uma maior agilidade durante o processo. Se sancionado, as clínicas de saúde do município, sejam conveniadas ao Sistema Único de Saúde, ou que possuam qualquer outro tipo de convênio, terão de cumprir o prazo estabelecido.
Conforme explicou Nader, exames de simples realização, como hemogramas, possuem plenas condições de emitir seus resultados no prazo fixado pelo projeto. “A ideia é fazer com que o paciente possa dar prosseguimento ao seu tratamento sem sofre abusos e prejuízos, principalmente no que se refere a demora da análise e entrega dos resultados”, afirmou o edil.
Na Casa Legislativa o projeto foi aprovado por unanimidade e aguarda, agora, a posição do Executivo Municipal, que deverá sancionar ou vetar a matéria.