Sexta, 12 de novembro de 2021
Sessão Solene celebra 50 anos da APAE Santo Ângelo

Os 50 anos da APAE Santo Ângelo foram celebrados pelo Poder Legislativo em uma solenidade realizada no final da tarde dessa quinta-feira, 11 de novembro, no auditório da instituição.

Conduzida pelo presidente da Câmara de Vereadores, Nader Awad, a Sessão Solene foi proposta pela vereadora Jacqueline Possebom, que discursou em nome da Casa e entregou ao presidente da instituição, Adão Lago Pinto, uma placa comemorativa. Ao se pronunciar, a parlamentar pontuou o imprescindível trabalho feito pela APAE, sendo propulsora da melhoria da qualidade de vida de muitas pessoas. “Sabemos que não é fácil e que o desafio é grande. Sabemos também que mesmo com inúmeras conquistas ainda é necessário muitas políticas públicas para melhorar e dar mais qualidade de vida para pessoas com deficiência intelectual e múltipla. E é por isso que valorizamos todos os que se doam integralmente para este trabalho tão bonito, que faz a diferença no dia a dia de inúmeros pais e filhos”, enfatizou a vereadora Jacqueline.

Ao discursar, o presidente da APAE fez agradecimentos a todos que contribuem para o bom andamento dos trabalhos realizados pela instituição.

Após o encerramento da Sessão Solene, os deputados estaduais Eduardo Loureiro e Faisal Karam realizaram a entrega da Medalha da 55ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, pelos 50 anos da APAE. A honraria foi proposta por Loureiro e foi entregue ao presidente Adão Lago Pinto.

Mesa de Honra

A Mesa de Honra da homenagem contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores Nader Awad, prefeitoJacques Gonçalves Barbosa, presidente da APAE Santo Ângelo, Senhor Adão Lago Pinto, deputados estaduais Eduardo Loureiro e Faisal Karam, Major Comandante do 7º Regimento de Polícia Montada (RPMON) Enizio da Silveira Vasconcelos, Tenente Coronel Rafael Barcellos Venturella,  Comandante do 11º Batalhão de Bombeiro Militar, de José Turozi, presidente da Federação Nacional das APAES- FENAPAES, de Afonso Tochetto, presidente da  Federação das APAEs do Estado do Rio Grande do Sul – FEAPAES RS. Também participaram da mesa, Janira do Couto Manica, gerente administrativa financeira da APAE Santo Ângelo, da diretora da Escola de Educação Especial Raio de Sol e do Centro de Atendimento Educacional Especializado-CAEE Germano Ifarraguirre, Angela Rodrigues Colla de Almeida e dos alunos Autodefensores da APAE, Vitor Kleininbing e Fernanda Gonçalves da Silva.

 

APAE Santo Ângelo

A APAE de Santo Ângelo, fundada em 15 de novembro de 1971, mantém a Escola de Educação Especial Raio de Sol e o Centro de Atendimento Educacional Especializado – CAEE Germano Ifarraguirre, criado em março de 2011. Possui sede própria e atualmente atende 341 usuários, sendo 204 alunos na escolarização e 137 usuários específicos dos atendimentos da área da saúde. Possui em seu quadro funcional 65 colaboradores.

 É sede do 16º Conselho Regional das APAEs tendo 13 APAEs da região sob sua jurisdição. Além disso, mantém convênio de prestação de serviços com os municípios de Santo Ângelo, Entre-Ijuís, Sete de Setembro e Eugênio de Castro nas áreas da educação, saúde e assistência social.

A institução oferece os atendimentos de diagnóstico e encaminhamento; educação infantil nos níveis de estimulação precoce e pré-escola; ensino fundamental; educação de jovens e adultos; educação profissional e colocação no mercado de trabalho e grupo conviver de alunos com idade cronológica avançada.

A APAE Santo Ângelo possui diferentes espaços como: laboratório de informática, brinquedoteca, ginásio de esportes, biblioteca, piscina térmica, piscina de bolinhas, auditório, área de lazer, eacademia ao ar livre.

A escola oferece também benefícios aos seus usuários como o convênio com a Unimed Missões para exames complementares, passagens para utilização do ônibus urbano, assim como transporte coletivo e individual próprio para os alunos frequentarem a escola e os atendimentos especializados.

E a instituição dispõe de uma equipe interdisciplinar que oferece os serviços especializados de apoio nas áreas de: psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, odontologia, educação física, serviço social,  terapia ocupacional, neurologia, pediatria, oftalmologia, otorrinolaringologia, psiquiatria.