Quinta, 23 de setembro de 2021
Sessão Especial celebra Semana Farroupilha e homenageia peões

Uma Sessão Especial alusiva à Semana Farroupilha e em homenagem aos peões santo-angelenses que conquistaram crachás no Entrevero Cultural de Peões, promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), foi realizada nessa quarta-feira, 22 de setembro.

Na oportunidade, o coordenador da 3ª Região Tradicionalista e membro da Comissão de Ética do MTG, Eduardo Bechorner, o 3º Peão Farroupilha do Estado, Andrei Caetano e o 1º Guri Farroupilha Daniel Müller Forratti, receberam da Casa Legislativa placas comemorativas.

Requerida pelos vereadores Vando Ribeiro, Jacqueline Possebom, Rodrigo Flores e Gilberto Corazza, a homenagem contou também com a presença do secretário de Cultura, representando o Poder Executivo, Marco André Munchen e do conselheiro do MTG Cesar Medeiros de Farias. 

Vando discursou em nome da Câmara de Vereadores, exaltando o trabalho feito no município e na região pela cultura gaúcha, além de destacar a dedicação dos peões homenageados em conquistar os títulos e poderem representar Santo Ângelo e a região. Para o vereador, o feito de Andrei e Daniel deixa importante legado para a Capital das Missões. “Os tradicionalistas fazem um trabalho valoroso, levando cultura e tradição para dentro das escolas e para nossa comunidade. Esta homenagem é merecida! Muito obrigada por tudo o que vocês representam para o município de Santo Ângelo, pelo trabalho e pela dedicação, coragem e competência, e por mostrar para nossos jovens o que é feito dentro de um CTG”, falou o vereador.

Bechorner agradeceu a homenagem do Poder Legislativo e lembrou que há 20 anos a região não trazia títulos estaduais na Ciranda Cultural de Prendas e Entrevero de Peões a nível de estado, e neste ano, a 3ª RT conquistou dois crachás e a faixa da 3ª prenda adulta, sendo os dois peões santo-angelenses. “Nossas entidades estão no caminho certo. Nossos CTGs estão abertos de janeiro a dezembro, com atividades culturais, artísticas, fazendo o resgate da nossa cultura gaúcha, mas também formando cidadãos”, pontuou o coordenador da 3ª RT.

O 1º Guri Farroupilha afirmou que o cargo “traz conosco muita responsabilidade de representar a minha entidade-mãe, Tio Bilia, a minha cidade, Santo Ângelo - Capital das Missões, a 3ª Região Tradicionalista, o Estado do Rio Grande do Sul, e acima de tudo, todos aqueles jovens filiados nas 1700 entidades filiadas ao MTG”, disse Forrati.

Já o 3º Peão do Estado Caetano, lembrou que a caminhada e o trabalho de ambos como guri e peão começou ainda em 2013, e deste ano em diante foram 10 concursos para chegar ao título estadual conquistado. “Tenho muito orgulho de ser quem eu sou e estar onde estou, porque eu sei que no movimento tradicionalista a gente resgata tudo de bom que herdamos do nosso passado. Eu tenho a certeza de que a nossa tradição está muito bem guardada, não por nós mas por todos os jovens que nós representamos. Também tenho certeza de que não é só tradição que nosso movimento faz, mas devolve bons cidadãos para nossa sociedade”, ressaltou Caetano.

A solenidade foi encerrada com uma apresentação de gaita e violão, feita pelos peões homenageados.

OUTRAS NOTÍCIAS
24 de maio de 2022
Colégio Onofre Pires completa 98 anos de trabalho para a comunidade de Santo Ângelo
23 de maio de 2022
Em visita ao Legislativo, a Comissão das Margaridas convida para a tradicional Festa Junina
20 de maio de 2022
Prefeito Municipal sanciona Projeto de Lei que flexibiliza pagamento de dívidas tributárias
20 de maio de 2022
Vereadores acompanham trabalhos do projeto Prefeitura nos Bairros
20 de maio de 2022
Vereadores acompanham os trabalhos do projeto Prefeitura nos Bairros