Quinta, 23 de setembro de 2021
Sessão Especial celebra Semana Farroupilha e homenageia peões

Uma Sessão Especial alusiva à Semana Farroupilha e em homenagem aos peões santo-angelenses que conquistaram crachás no Entrevero Cultural de Peões, promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), foi realizada nessa quarta-feira, 22 de setembro.

Na oportunidade, o coordenador da 3ª Região Tradicionalista e membro da Comissão de Ética do MTG, Eduardo Bechorner, o 3º Peão Farroupilha do Estado, Andrei Caetano e o 1º Guri Farroupilha Daniel Müller Forratti, receberam da Casa Legislativa placas comemorativas.

Requerida pelos vereadores Vando Ribeiro, Jacqueline Possebom, Rodrigo Flores e Gilberto Corazza, a homenagem contou também com a presença do secretário de Cultura, representando o Poder Executivo, Marco André Munchen e do conselheiro do MTG Cesar Medeiros de Farias.

Vando discursou em nome da Câmara de Vereadores, exaltando o trabalho feito no município e na região pela cultura gaúcha, além de destacar a dedicação dos peões homenageados em conquistar os títulos e poderem representar Santo Ângelo e a região. Para o vereador, o feito de Andrei e Daniel deixa importante legado para a Capital das Missões. “Os tradicionalistas fazem um trabalho valoroso, levando cultura e tradição para dentro das escolas e para nossa comunidade. Esta homenagem é merecida! Muito obrigada por tudo o que vocês representam para o município de Santo Ângelo, pelo trabalho e pela dedicação, coragem e competência, e por mostrar para nossos jovens o que é feito dentro de um CTG”, falou o vereador.

Bechorner agradeceu a homenagem do Poder Legislativo e lembrou que há 20 anos a região não trazia títulos estaduais na Ciranda Cultural de Prendas e Entrevero de Peões a nível de estado, e neste ano, a 3ª RT conquistou dois crachás e a faixa da 3ª prenda adulta, sendo os dois peões santo-angelenses. “Nossas entidades estão no caminho certo. Nossos CTGs estão abertos de janeiro a dezembro, com atividades culturais, artísticas, fazendo o resgate da nossa cultura gaúcha, mas também formando cidadãos”, pontuou o coordenador da 3ª RT.

O 1º Guri Farroupilha afirmou que o cargo “traz conosco muita responsabilidade de representar a minha entidade-mãe, Tio Bilia, a minha cidade, Santo Ângelo - Capital das Missões, a 3ª Região Tradicionalista, o Estado do Rio Grande do Sul, e acima de tudo, todos aqueles jovens filiados nas 1700 entidades filiadas ao MTG”, disse Forrati.

Já o 3º Peão do Estado Caetano, lembrou que a caminhada e o trabalho de ambos como guri e peão começou ainda em 2013, e deste ano em diante foram 10 concursos para chegar ao título estadual conquistado. “Tenho muito orgulho de ser quem eu sou e estar onde estou, porque eu sei que no movimento tradicionalista a gente resgata tudo de bom que herdamos do nosso passado. Eu tenho a certeza de que a nossa tradição está muito bem guardada, não por nós mas por todos os jovens que nós representamos. Também tenho certeza de que não é só tradição que nosso movimento faz, mas devolve bons cidadãos para nossa sociedade”, ressaltou Caetano.

A solenidade foi encerrada com uma apresentação de gaita e violão, feita pelos peões homenageados.