
No início da tarde da última segunda-feira, 18, o presidente da Comissão Especial Pró-Vacina contra Covid -19 em Santo Ângelo, Gilberto Corazza (PT), secretário Felippe Terra Grass (PDT) e os vereadores Vando Ribeiro (MDB) (suplente da comissão) e Rodrigo Flores (PDT), receberam o Coordenador Regional de Saúde, Yuri Sommer Zabolotsky, o presidente do Conselho Municipal de Saúde Felipe Luz, o secretário municipal de Saúde, Flávio Christensen, e a coordenadora municipal de Saúde, Andréia Bernardi.
Conforme Corazza, o encontro teve o objetivo de esclarecer como ocorrerá a imunização em Santo Ângelo, tendo em vista que no domingo, 17, a Agência Nacional de Vigilência Sanitária (ANVISA) autorizou o uso emergencial das vacinas Coronavac e Astrazeneca, e na segunda-feira, 18, o Governo Federal enviou aos estados doses do imunizante.
Na ocasião, Christensen e Andreia apresentaram aos participantes o Plano Operacional de Vacinação Emergencial Contra a COVID-19 em Santo Ângelo, que havia acabado de ser finalizado em reunião com o prefeito Jacques Barbosa, e que foi colocado em prática nesta quarta-feira, com o início da imunização em ato realizado na Secretaria de Saúde do município.
O Plano Operacional de Vacinação Emergencial Contra a COVID-19 apresenta um cronograma, respeitando as definições do Ministério da Saúde e do Governo do Estado, serão vacinados profissionais da saúde, idosos hóspedes de lares de longa permanência e indígenas, grupos considerados de maior risco para o desenvolvimento de formas graves da doença e óbitos e para manter os serviços de saúde atendendo a população.
Conforme Corazza, é imprescindível que haja vacina para toda a população, por isso é necessário que continuem as articulações para novas vacinas sejam aprovadas e permitam a imunização de todos, o mais breve possível.
As discussões da Comissão Especial Pró-Vacinação Contra a Covid-19 continuarão sendo realizadas semanalmente, às segundas-feiras no turno da tarde. Na próxima semana, o diálogo será com as instituições de ensino que possuem cursos na área da saúde e que podem contribuir na construção do debate.
CRONOGRAMA
Conforme o cronograma apresentado, a imunização ocorrerá da seguinte forma:
Data: 20 e 21 de janeiro
Horário: 13h30min até 22 horas
Local: Sala de vacina Covid na Secretaria Municipal de Saúde
Público Alvo: Servidores da atenção básica
Data: 21 e 22 de janeiro
Horários de início de imunização: 7 horas e 18h30min
Locais: HSA, Unimed e UPA
Público Alvo: Profissionais da Área da saúde
Data: 23 de janeiro (manhã e tarde) e 23 de janeiro (tarde)
Locais: Lares de Idosos
Público Alvo: Idosos, profissionais da área da saúde e cuidadores.
A vacina será administrada por equipe volante que irá aos locais.