Segunda, 05 de julho de 2021
Poderes Legislativo e Executivo reivindicam melhor atendimento pelo IPE Saúde em Santo Ângelo

A permanência do escritório do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPE PREV) em Santo Ângelo e os atendimentos realizados pelo Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul (IPE Saúde) foram temas abordados na reunião realizada na manhã da última sexta-feira, 02, na Câmara Municipal de Vereadores, em encontro com o diretor-presidente do IPE Saúde, Júlio César Viero Ruivo.

Após ouvir ponderações de alguns participantes, o gestor do IPE Saúde fez um relato da situação do Instituto, assumido por ele há cerca de 70 dias, e esclareceu que entregou na última semana ao Governo do Estado um plano de reestruturação, pedindo recursos e apresentando soluções, com 15 grandes metas. “Dentro desse processo de reformulação, estamos ouvindo as pessoas, saindo, descentralizando. Eu estou aqui para ouvir sugestões para melhorar o sistema”, afirmou Ruivo.

Posteriormente, o prefeito Jacques Barbosa fez alguns apontamentos e afirmou que o município se dispõe a fornecer um funcionário, disponibilizar espaço físico  e arcar com custos, para dar atendimento aos usuários do IPÊ, e para isso, o Chefe do Executivo entregou a Ruivo um termo de cooperação, para possibilitar a reabertura do atendimento presencial e, também, para a ampliar o serviço já prestado pelo sistema em Santo Ângelo. O prefeito pontuou que espera que possam ser corrigidas algumas injustiças que existem no IPE quanto aos valores e que Ruivo possa dar uma atenção especial para os municípios e principalmente para os servidores municipais que estão com sérios problemas no atendimento, tanto médico, quanto de suporte para conseguir chegar a um exame ou consulta.

Reivindicação da comunidade

A audiência foi marcada após uma visita dos vereadores Vando Ribeiro, Márcio Antunes e Rodrigo Flores ao presidente do IPE Saúde, Júlio César Viero Ruivo, em Porto Alegre. Na ocasião, os edis entregaram o requerimento assinado por Vando, Maurício Loureiro e Nivaldo Langer de Moura, aprovado por todos os vereadores, que solicita a reabertura do escritório regional na Capital das Missões.

Conforme o vereador Vando Ribeiro, um dos proponentes da reunião, esta é uma pauta importante que merece a atenção e é uma demanda que chega com frequência, pois envolve o atendimento dos segurados do município de Santo Ângelo e também de toda região. “A ideia de convidar Ruivo para dialogar foi de buscar soluções para, especialmente, os atendimentos que interferem diretamente na vida do servidor público. Com, certeza foi um importante encontro, que trouxe muitos esclarecimentos”, pontuou o edil.

Presenças

Conduzido pelo presidente do Poder Legislativo, Nader Awad, a reunião contou com a presença dos vereadores Vando Ribeiro, Rodrigo Flores, Márcio Antunes, Gilberto Corazza e Nivaldo Langer de Moura. Também participaram o prefeito Jacques Barbosa, seu Chefe de Gabinete, Airton Peruzzi, os secretários municipais de Saúde, Flávio Christensen; e de Governo e Relações Institucionais, Hélio Costa; o deputado estadual Eduardo Loureiro; a Diretora Geral e a vice-diretora do 9º Núcleo do CPERS Maria Celeste Paiva e Rosana Vargas, a conselheira do sindicato Maria Gorete Calheiros; Marisa Carvalho, presidente do Sindicado dos Municipários; e a presidente do Sindicato Municipal dos Professores Rosane Stocker.