Sexta, 17 de setembro de 2021
Otelio Drebes visita Câmara de Vereadores de Santo Ângelo

O presidente da Casa Legislativa santo-angelense, Nader Awad, recebeu na tarde dessa quarta-feira, 15, a visita do empresário  Otelio Drebes, fundador das Lojas Lebes. Na oportunidade, o empresário de 87 anos apresentou a campanha de doação de sangue Doar é Viver.

Acompanhado das assessoras executivas Tatiane Lima e Tatiana Nunes, do fotógrafo Luan Martins, do 2º secretário do Hospital Santo Ângelo, Jairo Fernandes da Silva e da presidente do Lions Clube Santo Ângelo, Renata Matias, Drebes falou sobre a segunda fase da campanha, que teve início naquele dia em Santo Ângelo, e se estende até o final do ano. A ação é realizada em parceria com a Secretaria da Saúde (SES), por meio do Departamento Estadual de Sangue e Hemoderivados (DESH). 

Em conversa com o empresário, Nader falou que vem estudando iniciativas para buscar incentivar a população a doar, de modo que haja uma conscientização da importância do ato. “Quem doa sangue ajuda a salvar vidas, é uma ação tão nobre e que muita gente pode contribuir. Precisamos de iniciativas que estimulem e encorajam a população para sair de casa e fazer o bem, sem olhar a quem”, afirmou o presidente da Casa Legislativa.

Debres, que acompanha de perto as ações nos Hemocentros em cada região do Estado, pontuou que nem todo mundo pode doar, mas que as pessoas podem colaborar ajudando a divulgar a campanha “espalhando essa mensagem de amor. Todos podem entrar nessa corrente da vida”, destacou. 

 

A Campanha

A campanha teve início em junho, e um balanço divulgado pelos organizadores aponta que até o momento foi captado um volume de sangue que pode salvar 10 mil vidas. Durante a primeira etapa, a Campanha Doar é Viver teve a participação de 2.500 doadores de sangue. O objetivo é mobilizar a população do Rio Grande do Sul para doar sangue, e para isso, a comitiva percorre todas as regiões do estado, chamando os doadores para fazerem a inscrição no site www.doareviver.com.br a fim de efetivarem a doação. 

 

Como doar sangue

Para participar da campanha Doar é Viver, é necessário se cadastrar no site www.doareviver.com.br, para a região mais próxima de sua residência. A inscrição no site é gratuita e demonstra apenas interesse do usuário, não obrigatoriedade. Os doadores podem solicitar o transporte até o Hemocentro para efetivar a doação no momento da inscrição. 

Já para realizar a doação de sangue, é preciso estar saudável, ter 16 e 69 anos, pesar pelo menos 50 quilos e não ter ingerido bebidas alcoólicas 12h antes da doação. 

Todos os tipos de sangue são necessários e o procedimento é realizado seguindo os protocolos sanitários na prevenção ao coronavírus e orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e órgãos sanitários competentes.