Terça, 14 de setembro de 2021
Ordem da Cruz Missioneira é entregue à Maristane Bechorner de Almeida

A enfermeira Maristane Bechorner de Almeida recebeu, no final da tarde dessa segunda-feira, 13, a Ordem da Cruz Missioneira, em Sessão Solene realizada na Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.

A honraria é concedida desde 1973 a cidadãos que se destacam em suas atividades, e a homenagem à Maristane foi requerida pelo vereador Vando Ribeiro, pelos seus relevantes serviços prestados à comunidade santo-angelense, sobretudo na área da saúde.

Ao se manifestar em nome da Casa Legislativa, Vando enfatizou o crescimento profissional de Maristane, seu comprometimento e dedicação no trabalho exercido na Capital das Missões. "Nós estamos homenageando a Maristane como profissional competente e que além de trabalhar na sua função na saúde, sempre se dedicou ao trabalho voluntário na nossa cidade com palestras, eventos, campanhas e oficinas educativas, movimentos em busca de arrecadação e da promoção bem-estar do seu próximo, muitas vezes deixando sua família e seus afazeres pessoais, para se dedicar a atender e cuidar da saúde dos outros. Nós temos muito orgulho de saber que ela fez isso tudo para o município de Santo Ângelo", ressaltou o proponente da homenagem.

Maristane recebeu de Vando Ribeiro e da vereadora Jacqueline Possebom, que também é enfermeira, a honraria. Em seu discurso, a homenageada agradeceu aos familiares, vereadores, colegas da enfermagem e destacou a importância da profissão, especialmente nos desafios impostos, como o que a pandemia trouxe. “Aprendemos com sabedoria e coragem a enfrentar os dias difíceis, os plantões sobrecarregados, as noites intermináveis e uma pandemia desconhecida”, disse.

Em seu discurso, Maristane lembrou orgulhosa que é a primeira enfermeira a receber a Ordem da Cruz Missioneira e pontuou a relevância da classe para a saúde. “Representamos uma grande força de trabalho em nosso país, pois estamos na assistência hospitalar 24 horas, na assistência domiciliar, no ambulatorial, na atenção básica, na formação profissional, na pesquisa. Por outro lado, também tem um fator relevante, que a enfermagem contribui fundamentalmente para que os objetivos estratégicos das organizações de saúde sejam alcançados, porque a enfermagem é a base de tudo”, afirmou, dizendo ainda, que cada vez mais a enfermagem assume um papel decisivo e produtivo, no que se refere à identificação de necessidades de cuidados, bem como na promoção e proteção de saúde dos indivíduos.

Maristane finalizou seu pronunciamento dizendo que “Todos os momentos vividos sempre pude contar com uma equipe que me permitia lutar e viver, e não apenas aguardar e sobreviver. Nesse momento, eu fecho mais um ciclo na enfermagem com a certeza do dever cumprido, pois quando se faz o que gosta, se faz o bem, sem olhar a quem. Uma vez enfermeiros, seremos sempre enfermeiros, uma vida toda”.

Participaram da Sessão Solene o secretário de Governo e Relações Institucionais, Jânio Bones, representando o Poder Executivo, o secretário de Saúde Flávio Christensen, e o ex-provedor do Hospital Santo Ângelo, Odorico Bessa. Estiveram prestigiando a solenidade familiares, colegas de trabalho; a coordenadora de Enfermagem do HSA,  Suzete Liques; o coordenador de enfermagem do Hospital da Unimed, José Moacir Soares; a coordenadora de Graduação do Curso de Enfermagem da URI, Alessandra Frizzo; Michele Hofmman Pires Bittencourt enfermeira e representante do SAMU, a presidente da AFHUSA, Herondina dos Santos; e integrantes do Lions Clube Santo Ângelo Tiaraju.

A homenageada

Maristane é graduada em Enfermagem pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, possui Especialização em Formação Pedagógica para Docentes da Educação Profissional, pela Faculdades Celler, e MBA em Gestão em Saúde pelo Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde pelo IAHCS/Mãe de Deus.

Foi Agente de Saúde em 1993 no Posto 22 de Março, Auxiliar de Enfermagem no HSA em 1994, Enfermeira do Hospital Santa Isabel de 2004 a 2008, de 2005 a 2021 enfermeira do HSA, onde de 2009 até este ano foi Gerente de Enfermagem.

Atuou como professora do Curso Técnico de Enfermagem na URI de 2009 a 2014; integrou o Fórum de Políticas Públicas para erradicação da Violência Contra a Mulher; participou do Congresso SOBENF/Florianópolis, onde apresentou o trabalho Feridas e Conflitos, com publicação na revista In Derme.

É companheira do Lions Clube Santo Ângelo Tiaraju desde 2015, tendo sido presidente na gestão 2019/2020. 

OUTRAS NOTÍCIAS
23 de setembro de 2021
Na oportunidade, o coordenador da 3ª Região Tradicionalista e membro da Comissão de Ética do MTG, Eduardo Bechorner, o 3º Peão Farroupilha do Estado, Andrei Caetano e o 1º Guri Farroupilha Daniel Müller Forratti, receberam da Casa Legislativa placas comem