MOBILIDADE PÚBLICA FOI PAUTA DA REUNIÃO COM A EMPRESA VIAÇÃO TIARAJU.
Nesta quarta-feira (9), estiveram reunidos na Câmara Municipal de Vereadores de Santo Ângelo, os representantes da empresa Viação Tiaraju, Marco e Êno Cortez, para tratar sobre assuntos relacionados ao transporte público municipal. A empresa, com mais de 36 anos de atuação no município de Santo ngelo enfrenta dificuldades financeiras e busca junto ao legislativo apoio para dar continuidade em suas operações. Segundo Marco, responsável pela empresa de transportes públicos, a mesma apresenta dificuldades financeiras desde o início da pandemia, quando reduziu drasticamente o número de passageiros pagantes, chegando ao ponto de ficar insustentável a operação, hoje a empresa atua com 60% dos passageiros, quando comparado com períodos anteriores à pandemia. A empresa já otimizou algumas linhas, visando maior comodidade à população e redução de custos, que atualmente chega a R$7,44 por quilômetro rodado, incluídos gastos com manutenção de frota, despesas com pessoal e depreciação.
No encontro, os vereadores Maurício Loureiro (PDT), Carlão(PRTB), Marcos André (PTB), Nader Awad (PSD) e a vereadora Simone Lunkes(PDT), juntamente com o secretário Municipal de Governo e Relações Institucionais Jânio Fernando Bones, receberam as demandas da empresa para curto e médio prazo, que incluem ações para reestruturação financeira da empresa, benfeitoria nas paradas municipais e implantação da chamada passagem social.
Em sua fala, o secretário Bones destacou a importância da empresa para a sociedade Santo-Angelense, resgatando lembranças do início de suas atividades na cidade há 36 anos, e enfatizou a importância dos serviços prestados à população. Os vereadores presentes, consideraram todas as colocações, e solicitaram uma nova reunião juntamente com o executivo para deliberação dos assuntos tratados neste encontro. A reunião foi proposta e presidida pelo vereador Maurício Loureiro (PDT), que em sua fala destacou a urgência do caso, devido à quantidade de trabalhadores que necessitam do transporte coletivo diariamente para chegarem até seus locais de trabalho.