Segunda, 12 de abril de 2021

Legislativo presente na entrega de equipamentos do Projeto Coleta Mais Limpa

A Câmara de Vereadores de Santo Ângelo esteve presente na tarde da última sexta-feira, dia 09, do lançamento oficial e da entrega de veículos, equipamentos e materiais do projeto “Coleta mais limpa – Programa Lixo Zero”, promovido pelo Poder Executivo municipal.

A Casa Legislativa foi representada na solenidade realizada na Praça Raul Oliveira, pelo presidente Nader Awad (PSD). Também estiveram presentes no evento, o vice-presidente do Legislativo Carlos Gonçalves (PRTB), secretário da Mesa Diretora Marcos André (PTB), e os vereadores Nivaldo Langer de Moura (NENE) (PP), Márcio Antunes (MDB), Gilberto Corazza (PT), Rodrigo Flores (PDT), Vando Ribeiro (MDB), João Cardoso (PSL) e Nerison Abreu (PRTB).

Os materiais cedidos foram adquiridos com recurso do Projeto Coleta Mais Limpa, e atende o termo de convênio celebrado entre o município de Santo Ângelo e o Ministério do Meio Ambiente, para melhorar a gestão de resíduos sólidos e a coleta dos grandes geradores, como o comércio em geral, hotéis, restaurantes, condomínios e afins, na área central da Capital das Missões.

O Chefe do Executivo Municipal, Jacques Barbosa, lembrou da articulação dos deputados Osmar Terra e Ubiratan Sanderson, para que Santo Ângelo fosse contemplado em Brasília e recebesse os recursos do Ministério do Meio Ambiente. Para o prefeito, o projeto possibilitará geração de emprego e renda com sustentabilidade, aliando desenvolvimento econômico à preservação do meio ambiente.

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Nader Awad, afirma que este programa demonstra a preocupação e o cuidado do Poder Público com o meio ambiente, além de ser fundamental para a melhoria da estrutura de trabalho dos colaboradores da Ecos do Verde, e para proporcionar mais qualidade de vida aos moradores e comerciantes santo-angelenses.

Há seis anos à frente do Ecos do Verde, a presidente da associação, Carla Martini Nicoletti, destacou que é uma grande conquista poder participar do projeto, pois aumentará a demanda e possibilitará a abertura de mais postos de trabalho, valorizando o catador individual no trabalho cooperativo e organizado. “Hoje nós temos 49 pessoas associadas e a nossa expectativa é ter em torno de 100 pessoas na nossa cooperativa”, afirmou.

 Entrega

O projeto “Coleta mais limpa – Programa Lixo Zero” destinou à associação Ecos do Verde dois caminhões novos com baú, um trator novo, com conjunto frontal composto de concha, guincho e garfo empilhador, duas prensas hidráulicas, sendo um com capacidade de 20 toneladas e outra de 40 toneladas, e uma balança digital do tipo plataforma, com capacidade de 1000 kg.

A Ecos do recebeu a doação de 336 kits de EPIs e uniformes, para serem usados pelos trabalhadores da central de triagem, motoristas e coletores. Além disso, a prefeitura fornecerá 12 meses de combustível e óleos lubrificantes para a manutenção e operação de veículos.

Além disso, duas esteiras transportadoras devem ser entregues à Ecos do Verde.

Presenças

Participaram da cerimônia colaboradores da Associação de Reciclagem e Educação Ambiental Ecos do Verde, o deputado estadual Eduardo Loureiro; o vice-prefeito, Volnei Teixeira; secretário Municipal de Meio Ambiente Francisco da Silva Medeiros e equipe técnica da pasta, Nívio Braz representando o deputado Ubiratan Sanderson; e Nara Damião, representando o deputado Osmar Terra.

OUTRAS NOTÍCIAS
12 de maio de 2021
Protocolado pelo vereador Vando Ribeiro de Souza, o Projeto de Decreto Legislativo que visa conceder o título de cidadão honorário do município de Santo Ângelo ao senhor Odorico Bessa Almeida, foi aprovado por unanimidade na Sessão Ordinária da Câmara de
11 de maio de 2021
PL teve a maioria dos votos dos edis e reduz em 50% a cobrança
11 de maio de 2021
Também foram apreciados requerimentos, um pedido de informação e uma moção