Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Santo Ângelo, realizada no dia 18 de maio, a presidente da Associação dos Guias de Turismo das Missões (AG Missões), Marisa Salete da Costa, ocupou o espaço destinado às entidades para apresentar o trabalho desenvolvido pela associação e destacar a importância dos guias de turismo para o fortalecimento do turismo regional.
A participação ocorreu após solicitação oficial encaminhada à Mesa Diretora da Câmara e teve como tema principal o Dia Nacional do Guia de Turismo, celebrado em 10 de maio, além das comemorações pelos 400 anos do início das Reduções Jesuíticas Missioneiras, marco histórico que será celebrado em 2026.
Durante sua manifestação, Marisa ressaltou o papel dos profissionais do turismo na preservação e valorização da história, da cultura e do patrimônio missioneiro, enfatizando a contribuição dos guias para o desenvolvimento econômico e cultural da região.
A presidente da AG Missões também apresentou ações desenvolvidas pela entidade e reforçou a necessidade de reconhecimento e incentivo ao setor turístico, considerado estratégico para a região missioneira.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Vando Ribeiro, destacou a relevância da pauta e elogiou o trabalho realizado pelos profissionais do turismo.
“Receber a AG Missões nesta Casa é reconhecer a importância dos guias de turismo para a valorização da nossa história e da identidade missioneira. O turismo é uma ferramenta de desenvolvimento cultural e econômico, e a Câmara está aberta para apoiar iniciativas que fortaleçam o setor e preservem nosso patrimônio”, afirmou o presidente.
A sessão também reforçou a importância das comemorações alusivas aos 400 anos das Missões Jesuíticas, que mobilizam instituições, entidades e a comunidade regional ao longo de 2026. Ainda, discutiu e votou o PL 23/2026, que trata sobre a permuta de área para construção de um centro administrativo, entre outras pautas.