Quarta, 26 de agosto de 2015
Carta da Marcha dos Vereadores 2015 entregue no Palácio do Planalto

Na última semana foi realizada, em Brasília, o movimento denominado “Marcha dos Vereadores”. O Poder Legislativo de Santo Ângelo esteve representado pelos vereadores Lauri Juliani, Nader Awad e pelo suplente Dionísio Faganello.

Ao falar sobre o evento, Juliani destacou as solicitações que constituíram a carta, redigida pela União dos Vereadores do Brasil, e entregue à Presidência da República, através do Ministro Eliseu Padilha. O material foi elaborado pelos representantes municipais que destacaram diversos temas, dentre eles questões relacionadas ao Pacto Federativo, que diz respeito ao desequilíbrio entre os entes federados, principalmente, na destinação dos recursos públicos.

“É preciso que a União valorize o fato de que o alimento que chega na mesa de cada cidadão é produzido no município, no meio rural. É nos municípios que as pessoas residem e pagam impostos, entretanto, a União tem ficado com mais de 60% de tudo que é arrecadado. Os estados, ficam com cerca de 25%, sendo que os municípios, ficam com o resto, que é cerca de 15 % dos valores coletados por meio de impostos”, destacou Juliani.

Outras questões que também integraram a carta estão diretamente ligadas as áreas da educação, habitação e saúde. De acordo com Juliani, inúmeras sugestões apresentadas pela Câmara de Vereadores de Santo Ângelo foram acatadas e incluídas no documento entregue à Presidência da República. Dentre as propostas esteve a instalação de creches junto aos loteamentos populares, assim como a necessidade de transporte gratuito para estudantes do terceiro grau e a ampliação do programa Mais Médicos. 

“Tivemos a grata satisfação de participar ativamente da construção desse documento que aponta as muitas necessidades dos municípios. Mais de seis sugestões apresentadas pela Câmara de Santo Ângelo foram acatadas e incluídas na carta. Esperamos que o debate e as ações efetivadas culminem em resultados positivos, vindo a melhorar a vida dos nossos munícipes”, finalizou Juliani. 

OUTRAS NOTÍCIAS
27 de abril de 2026
O prazo máximo para execução do empreendimento será de até 24 meses.
27 de abril de 2026
Presidente destacou a importância de iniciativas que valorizam a cultura, a história e o potencial turístico da região missioneira
26 de abril de 2026
O Poder Legislativo reforça o compromisso com a inclusão, a conscientização e a garantia de direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
24 de abril de 2026
Carlos Gaia fala sobre o 2º Ciclo de Palestras nas Missões e a importância da ampliação do debate sobre o autismo
24 de abril de 2026
Homenagem alusiva ao Dia de Tiradentes, Patrono das Polícias Brasileiras, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelos profissionais da segurança pública