Sábado, 11 de julho de 2020
Câmara de Vereadores recebeu os representantes na linha de frente ao combate do CoronaVírus em Santo Ângelo

A Câmara de Vereadores recebeu na tarde desta quinta-feira, (09), o coordenador da 12º Regional da Saúde, Yury Sommer; o diretor administrativo e o assessor de direção do Hospital de Caridade de Santo Ângelo, Marcelo Borges e Fermino Zucoloto em uma reunião no plenário na Casa do Povo, para sanar dúvidas e tecer esclarecimentos sobre o Coronavírus em nosso município.

Durante a reunião, os vereadores presentes fizeram questionamentos aos responsáveis pela linha de frente ao combate ao Covid-19 em Santo Ângelo. Um dos questionamentos levantado pelos vereadores foi sobre a questão dos pacientes suspeitos de Coronavírus serem encaminhados para a mesma ala dos pacientes positivos. O diretor do HSA, Marcelo Borges, salientou que os casos suspeitos são encaminhados para a mesma ala, porém cada suspeito é direcionado para um dos 33 leitos disponíveis, isolado, e lá é feita a testagem. Enquanto aguarda o resultado do teste, o paciente é direcionado para o isolamento social por 15 dias, mesmo que o teste seja negativo. Borges destaca que todo o caminho percorrido deste paciente dentro do hospital, é imediatamente higienizado.

O coordenador da 12° Regional de Saúde, Yury Sommer, complementou a questão dizendo que, por enquanto, pela situação controlada que Santo Ângelo vive, há a oportunidade de direcionar o paciente suspeito para um quarto isolado, porém, em casos de superlotação, esse cenário poderá não acontecer.

Yury salientou, também, que em breve o Estado terá a oportunidade de realizar 3 mil testagens por dia. A testagem em massa será possível em municípios com população acima de 40 mil habitantes. Com isso, Santo Ângelo aumentará a capacidade das testagens. Também reforçou que todos os suspeitos do vírus serão testados, em estabelecimentos com suspeitos serão testados todos os funcionários, possibilitando que o primeiro atendimento, que é de extrema importância, aconteça. Hoje o teste rápido é feito pelos hospitais, laboratórios e farmácias, custando em média R$ 150 reais. Lembrando que, anteriormente, o município recebeu 2.120 testes. Ressaltou que tanto o HSA quanto a UPA receberão medicamentos essenciais para o tratamento da doença. Reforça que  aconteceram melhorias na estrutura da saúde, como o aumento de 90% dos leitos, sendo que, atualmente, a região conta com 268 leitos e 60 respiradores, melhorias que tornaram o HSA um dos melhores e mais capacitados de toda a região.

Quando questionado sobre os altos números de óbitos e pacientes positivos de COVID-19  santo-angelenses em relação a cidades vizinhas, como Ijuí e Santa Rosa, o diretor do HSA, Marcelo, ressaltou que o hospital e a coordenadoria estão de acordo com as normas, apurando os resultados de forma clara e sem nenhum tipo de manipulação. O assessor de direção do HSA, Fermino Zucoloto, questionou os números divulgados das outras cidades, como a situação de Ijuí, que conta com 19 dos 20 leitos de UTI ocupados, porém não há nenhum registo de internação pelo novo COVID-19. Tanto os responsáveis pelo Hospital Santo Ângelo, quanto o coordenador de saúde, frisaram que são totalmente transparentes nas divulgação e notificações dos casos no município.

O coordenador Yury Sommer fez um apelo para a sociedade durante o encontro:

“Nós só temos um inimigo, que é o CoronaVírus. Não é Bolsonaro, não é o Leite, não é o Jacques ou os vereadores. Precisamos falar a mesma língua, defender a saúde da população e estamos tentando ajudar. Se achar que é politicagem, aí cada um pagará o preço.”

Além do Presidente da Câmara, Pedrão, também estiveram presentes os vereadores Felippe Terra Grass; Adolar Queiroz; Valter Mildner; Everaldo de Oliveira e Paulão. A Câmara se disponibilizou para auxiliar os responsáveis pela linha de frente da COVID-19 de Santo Ângelo.

Se puder, fique em casa, use máscara de proteção ao sair de casa e evite aglomeração. Só assim, com o apoio da comunidade santo-angelense, juntamente com o apoio dos representantes, o município passará por essa situação da melhor maneira possível.