Legislativo homenageia Elso Everling com a Ordem da Cruz Missioneira
O Poder Legislativo de Santo Ângelo concedeu na última segunda-feira, 12, durante Sessão Solene, a Ordem da Cruz Missioneira ao Sr. Elso Everling. A homenagem foi requerida pelo Vice-Presidente da Mesa Diretora, Maurício Loureiro(PDT) e teve como objetivo prestar reconhecimento ao Sr. Elso, pelo papel fundamental para odesenvolvimento local e regional, quando voluntariamente se propôs a organizar e emprestar maquinários e mão de obra para a concretização da RESA (Runway End Safety Area), área de segurança no fim da pista, utilizada primordialmente para reduzir o risco de danos a aeronaves que realizam o toque antes de alcançar acabeceira ou que ultrapassem acidentalmente o fim da pista de pouso edecolagem, premissa fundamental para que o Aeroporto de Santo Ângelo pudesse receber voos de aeronaves de grande porte, proporcionando assim a conexão São Paulo, Santo Ângelo, que está em plena atividade. Elso Everling é agricultor, empresário da área do agronegócio, nascido no dia17 de julho de 1966, na cidade de Augusto Pestana, casado com Eliane Everling, pai de Eveline e Eduardo. Frequentou os bancos escolares do Colégio Cenecista Sepé Tiaraju e do Colégio Estadual Missões, graduou-se como bacharel em Ciências Contábeis, em 1995, na então Fundames, hoje, nossa Uri. Desde muito cedo o Elso começou a trabalhar na agricultura acompanhando seu pai, aos 13anos de idade, prosseguindo na mesma profissão até hoje. Em 1989, com apenas 23anos, passou a coordenar o trabalho nas propriedades rurais da família, pois seu pai, Pedro Everling, assumira a Prefeitura Municipal de São Miguel das Missões. Desde cedo, trilhou um caminho de conquistas e vitórias, com certeza não sem enfrentar algumas batalhas, que fizeram com que se tornasse um homem engajado, batalhador e comprometido com o desenvolvimento. Em seu Discurso, o Vereador Maurício Loureiro (PDT), proponente da homenagem, agradeceu aos parceiros e familiares do homenageado, destacando a grande e especial alegria em poder prestar esta justíssima homenagem “De forma especial agradeço ao Sr. Elso Everling, juntamente com todas as entidades envolvidas, ACISA, CDL, SINDILOJAS, SindicatoRural, Aeroclube, URI e Executivo que se mobilizaram de forma pioneira e histórica concretização das obras da RESA em tempo recorde, tornando possível que os voos de São Paulo para Santo Ângelo fossem realizados desde outubro de2022, colocando dessa forma, o município de Santo Ângelo no cenário nacional, alavancando o progresso e o desenvolvimento de toda região Missioneira” pontuou. Atualmente, graças aos esforços de empresários, agricultores, entidades, Poderes Executivo e Legislativo, lideranças locais e regionais, o Aeroporto Sepé Tiarajú opera com duas companhias aéreas, sendo que por semana mais de 1.400 pessoas passam pelo Aeroporto de Santo Ângelo.
Participaram da Sessão Solene o Secretário de Governo e RelaçõesInstitucionais, representando o Executivo Municipal, Jânio Bones, ElsoEverling, homenageado da noite e sua esposa Eliane Everling, 1ºTen. Belmiro dosReis, comandante do Grupamento de Polícia Rodoviária Estadual de Santo Ângelo,Rodrigo Ribas, Prefeito em exercício do Município de São Miguel das Missões,Evelize Foza, Presidente do Rotary Clube de São Miguel das Missões, LaurindoNikititz, Presidente do Sindicato Rural, Mauro Tschiedel, Presidente da ACISA,Gilberto Pacheco, Diretor Geral da URI Campus Santo Ângelo, Paulo Dalla Porta,Presidente do Aeroclube Santo Ângelo, familiares do homenageado e convidados.