Rádio Santo Ângelo recebe homenagem do Legislativo pelos 75 anos de atuação
Neste ano, um dos mais tradicionais veículos de comunicação da Capital das Missões completa 75 anos desde sua primeira transmissão. Nesta segunda-feira (22), a Rádio Santo Ângelo foi homenageada pelo Legislativo santo-angelense, com o intuito de reconhecer o veículo pelo importante trabalho desenvolvido na área jornalística, com seriedade, confiança e imparcialidade ao longo destes 75 anos de atuação. A Sessão Especial foi requerida pela vereadora Simone Lunkes (PDT) e aprovada por unanimidade no plenário Juarez Alves Lemos.Comunicadores, jornalistas e demais membros que compõem a equipe da rádio estiveram prestigiando a homenagem, que celebrou a história do veículo ao longo dos anos.
A requerente da homenagem, vereadora Simone Lunkes (PDT), resgatou a história de fundação da rádio e destacou as importantes transformações do veículo ao longo dos anos, sempre acompanhado os avanços da comunicação. Simone finalizou sua fala parabenizando a Diretora da empresa, Robriane Raguzzoni Loureiro e toda sua equipe, desejando vida longa à rádio Santo Ângelo.
Em sua fala, Robriane Raguzzoni, agradeceu a homenagem do Legislativo e destacou a forte presença do veículo na região e estado, e também relembrou os principais acontecimentos veiculadas pelo canal de comunicação. A diretora destacou a potência e credibilidade do rádio, mesmo diante dos avanços da internet. Segundo ela, a internet veio para somar e complementar a notícia falada, alcançando um público ainda maior. Robriane agradeceu especialmente aos ouvintes e parceiros que acreditaram no trabalho da Rádio Santo Ângelo e também aos seus colegas profissionais, que com muita competência e responsabilidade, levam diariamente à comunidade santo-angelense os acontecimentos mais relevantes da região e país.
A atual diretora da Rádio Santo Ângelo, Robriane Raguzzoni Loureiro, recebeu uma placa simbolizando o reconhecimento do Poder Legislativo à rádio.
História
A emissora surgiu a partir da necessidade de difundir informações locais e, informar a população regional das coisas que ocorriam na cidade e região. A primeira transmissão da rádio foi ao ar no dia 15 de agosto de 1947. Na época, a emissora integrava o grupo Emissoras Reunidas Rádio Cultura Ltda., fundado por Arnaldo Ballvé, que atuava em vários municípios da região. A fundação da emissora contribuiu para que houvesse importantes transformações na cidade e região. Através de noticiários diários, a Rádio Santo Ângelo desempenhou um papel fundamental nas áreas jornalística, cultural, entretenimento e social.Nos anos 90, a rádio passou a ser administrada pelo empresário Adroaldo Mousquer Loureiro, que assumiu o controle acionário do veículo de comunicação. Anos após, assumiria o empresário Eduardo Debacco Loureiro, filho de seu Adroaldo, que trazia consigo importantes mudanças e inovações tecnológicas. Além do investimento em equipamentos, a Rádio Santo Ângelo investiu em profissionais qualificados que se somaram à equipe de trabalho. As mudanças tiveram como foco a agilidade da informação.
Com o passar dos anos novas tecnologias e plataformas de comunicação foram integrados ao veículo, a fim de garantir qualidade e agilidade na informação. Atualmente, a Rádio Santo Ângelo, que opera em AM, é administrada pela Diretora Robriane Raguzzoni Loureiro e mantém o compromisso permanente de estar integrada à comunidade.
Participaram da mesa de honra da solenidade, Vando Ribeiro (MDB), Presidnete do Legislativo, Maurício Loureiro (PDT), vice-presidente, Nader Awad (PSD), Secretário da Mesa Diretora, Airton Peruzi, Chefe de Gabinete, representando o Executivo Municipal, Gilson Schropfer, Adjunto de Comando do 1º BCom e senhor Jânio Bones, Secretário Municipal de Governo e Relações Institucionais.