Região busca a administração do Aeroporto Regional Sepé Tiaraju
O interesse de todos os municípios em centralizar na região a administração do Aeroporto Regional Sepé Tiaraju, marcou os direcionamentos da Audiência Pública, ocorrida na tarde desta sexta-feira (25). O encontro, que contou com representantes de diversos municípios, entidades locais, Associação dos Municípios das Missões -AMM e Associação dos Legislativos das Missões ALM, foi requerido pelo vereador Maurício Loureiro (PDT).
Após a conclusão, bem sucedida, da obra de construção da RESA, no Aeroporto em Santo Ângelo, através da união que mobilizou uma força-tarefa, movimentando dezenas de maquinários, empresas e entidades regionais, já se traçam novos planos. Diante do sucesso do modelo de trabalho realizado nesses dias, entidades e administração discutem sobre a gestão do Aeroporto Sepé Tiaraju, juntos, estudam a possibilidade de municipalização do aeroporto, que seria a gestão centrada no Governo Municipal, além de outras possibilidades como o modelo de gestão compartilhada ou cogestão, que é baseada na cooperação de diversos órgãos como entidades, Executivo e empresas, através de uma espécie de comissão para gerir o espaço. Outra possibilidade que surgiu no debate foi um termo de cooperação entre município e Estado, semelhante ao aprovado na Câmara de vereadores, o qual possibilitou a realização das obras em parceria do Executivo, Sindicato Rural e URI Santo Ângelo.Mas independentemente do modelo de gestão do aeroporto, se sobressai a ideia de que a gestão deve ser na região.Conforme o debate, a gestão do Aeroporto no município agilizaria diversos processos como investimentos, obras, ampliações e demais processos que passando pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul atrasariam em meses. A exemplo disso a construção da RESA, que segundo o cronograma deveria ser para o final deste ano. O Governo Estadual é quem administra o espaço atualmente, no entanto já demonstrou interesse em terceirizar esse serviço, conforme afirma o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, João Batista. Há receio, por parte da AMM, de que o Estado realize esta terceirização sem consultar os interesses da região, uma vez que o Governo do RS já vem realizando estudos para esta finalidade.Fruto do amplo debate, nos próximos dias a Câmara de vereadores deverá promover um encontro com entidades que já passaram por esse processo, a fim de direcionar e clarear os processos a serem realizados, bem como mostrar de fato como funciona a administração de um aeroporto para as pessoas a frente deste processo aqui na região.Uma reunião com o governo do estado também deverá ocorrer logo nos próximos dias, buscando dar ciência ao estado que a região se interessa pela gestão do aeroporto, para que não realize os trâmites de terceirização sem o conhecimento da região. Em agenda na Capital Gaúcha, nesta semana, o Presidente do Legislativo, Vando Ribeiro (MDB), buscará agendar esse encontro.