Hospital Santo Ângelo realiza prestação de contas referente a gestão 2020/2022.
Hospital Santo Ângelo realiza prestação de contas referente a gestão 2020/2022.
O Presidente do Legislativo Santo-angelense, Osvaldir Ribeiro(MDB), acompanhou na manhã desta quinta-feira, 30, o ato de prestação de contas do Hospital Santo Ângelo, referente a gestão 2020/2022. Um dos pontos mais importantes da reunião foi reestruturação da dívida tributária da instituição. A provedora do HSA, Isabel Câmera, explicou que o acordo da dívida tributária, assinado na última semana com a Secretaria Nacional da Fazenda é o resultado de uma renegociação única, que só foi possível graças ao hospital estar em dia com os encargos sociais. Com a renegociação em questão, foi possível para Institutição realizar um precatório que reduziu a dívida do Hospital Santo Ângelo de R$ 29 milhões para R$ 17 milhões, uma redução de R$ 7 milhões, que segundo a Provedora Isabel Câmera dará um fôlego ao HSA. Além da questão financeira, outras dificuldades enfrentadas pela casa de saúde também foram apresentadas, falta de insumos, como soro, que é uma necessidade básica, além de medicamentos essenciais que tiveram de ser usados durante a pandemia essencialmente nas UTIS covid, muitos deles tiveram de ser importados de Portugal para que os pacientes não ficassem desassistidos.
Por fim, foi abordado o tema realacionado à conclusão das obras de reestruturação advindas de investimento do Ministério da Saúde e de emendas parlamentares, que inclui as obras da Unidade F, telhado, Pediatria, Maternidade, Centro de Materiais e Esterilização e Lavanderia. A previsão da Casa de Saúde é de que até o mês de setembro deva estar em funcionamento o novo Centro de Imagem da instituição, que é uma obra do governo do Estado, advinda do programa Avançar. Para o Presidente do Legislativo, Osvaldir Ribeiro," O evento foi de extrema importância , para que se tenha transparência em relação aos investimentos na Casa de Saúde, principalmente no tocante a emendas parlamentares, pois como representantes da comunidade temos o dever de colaborar da melhor maneira possível, para que o Hospital Santo Ângelo possa oferecer um atendimento digno e qualificado à população regional, que depende do serviço da instituição"