Quinta, 16 de março de 2023
Vereadores participam de audiência sobre a concessão do Aeroporto Sepé Tiarajú

Na tarde desta quinta-feira, 16, o presidente do Legislativo, Carlos Gonçalves, reuniu-se com prefeito Jacques Barbosa, lideranças locais e o secretário de Concessões e Parcerias, Pedro Capeluppi, em audiência articulada pelo deputado Eduardo Loureiro, para tratar da concessão do Aeroporto Regional Sepé Tiaraju à iniciativa privada.

Capeluppi e seus diretores estiveram reunidos no Gabinete do Executivo Municipal para apresentação do modelo de concessão proposto pelo Governo do Estado, em seguida visitaram o aeroporto e encerraram as atividades em Santo Ângelo com audiência pública no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Segundo o secretário, “a concessão é uma construção conjunta, não se trata de uma questão ideológica, mas de uma alternativa de avanço para a aviação regional”. Para o presidente Carlos Gonçalves, a adequação do aeroporto beneficia não apenas o município de Santo Ângelo, mas também os municípios vizinhos, uma vez que facilita o acesso de turistas até as Missões e, também com o deslocamento de empresários de grandes centros até a região e o contrário, contribuindo com o crescimento de marcas, empresas e economia local.

Na CDL, Capeluppi e equipe apresentaram a proposta de concessão do Estado. A ideia é abrir o edital num prazo de 15 dias, permanecendo aberto por 30 dias. Passando esse prazo, a proposta prevê a realização de duas audiências públicas. A previsão é de o edital seja lançado dentro de 15 dias.

O prefeito Jacques Barbosa disse na CDL que o município de Santo Ângelo, proprietário da área onde está o aeroporto, está atento ao processo de concessão, avaliando todas as possibilidades, sem descartar a municipalização. O deputado Eduardo Loureiro destacou que o debate é importante porque nada sobre o aeroporto pode ser decidido sem a participação da comunidade local.

A previsão de investimentos da iniciativa privada no aeroporto de Santo Ângelo é de R$ 52 milhões para adequação e melhorias na infraestrutura, com estimativa de aplicação dos valores nos primeiros seis anos da concessão. O investimento na infraestrutura deverá ser feito conforme a projeção de demanda para um período de 30 anos.

Estiveram presentes no Evento O Prefeito municipal, Jacques Barbosa, Deputado Eduardo Loureiro, o Presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Gonçalves (PRTB), os vereadores, Vando Ribeiro (MDB), Maurício Loureiro (PDT), Nivaldo Langer de Moura-Nêne (PP), Gilberto Corazza (PT), empresários e lideranças locais e regionais.

OUTRAS NOTÍCIAS
22 de março de 2023
Poder Legislativo participa do 1º Encontro Regional de Justiça Restaurativa
21 de março de 2023
Sessão Especial do Legislativo marca os 22 anos do policiamento rodoviário da Brigada Militar de Santo Ângelo
21 de março de 2023
Parabéns Santo Ângelo pelos seus 150 anos e Emancipação Político Administrativa
20 de março de 2023
Câmara de Vereadores convida a comunidade santo-angelense para desfrutar das celebrações de 150 anos do município
20 de março de 2023
Legislativo realiza Sessão Solene em homenagem aos 150 anos de emancipação político-administrativa de Santo Ângelo