
Na tarde desta quinta-feira, 16, o presidente do Legislativo, Carlos Gonçalves, reuniu-se com prefeito Jacques Barbosa, lideranças locais e o secretário de Concessões e Parcerias, Pedro Capeluppi, em audiência articulada pelo deputado Eduardo Loureiro, para tratar da concessão do Aeroporto Regional Sepé Tiaraju à iniciativa privada.
Capeluppi e seus diretores estiveram reunidos no Gabinete do Executivo Municipal para apresentação do modelo de concessão proposto pelo Governo do Estado, em seguida visitaram o aeroporto e encerraram as atividades em Santo Ângelo com audiência pública no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Segundo o secretário, “a concessão é uma construção conjunta, não se trata de uma questão ideológica, mas de uma alternativa de avanço para a aviação regional”. Para o presidente Carlos Gonçalves, a adequação do aeroporto beneficia não apenas o município de Santo Ângelo, mas também os municípios vizinhos, uma vez que facilita o acesso de turistas até as Missões e, também com o deslocamento de empresários de grandes centros até a região e o contrário, contribuindo com o crescimento de marcas, empresas e economia local.
Na CDL, Capeluppi e equipe apresentaram a proposta de concessão do Estado. A ideia é abrir o edital num prazo de 15 dias, permanecendo aberto por 30 dias. Passando esse prazo, a proposta prevê a realização de duas audiências públicas. A previsão é de o edital seja lançado dentro de 15 dias.
O prefeito Jacques Barbosa disse na CDL que o município de Santo Ângelo, proprietário da área onde está o aeroporto, está atento ao processo de concessão, avaliando todas as possibilidades, sem descartar a municipalização. O deputado Eduardo Loureiro destacou que o debate é importante porque nada sobre o aeroporto pode ser decidido sem a participação da comunidade local.
A previsão de investimentos da iniciativa privada no aeroporto de Santo Ângelo é de R$ 52 milhões para adequação e melhorias na infraestrutura, com estimativa de aplicação dos valores nos primeiros seis anos da concessão. O investimento na infraestrutura deverá ser feito conforme a projeção de demanda para um período de 30 anos.
Estiveram presentes no Evento O Prefeito municipal, Jacques Barbosa, Deputado Eduardo Loureiro, o Presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Gonçalves (PRTB), os vereadores, Vando Ribeiro (MDB), Maurício Loureiro (PDT), Nivaldo Langer de Moura-Nêne (PP), Gilberto Corazza (PT), empresários e lideranças locais e regionais.