Quinta, 08 de julho de 2021
Vereadores aprovam projeto que cria Sala de Ensaios Jorge Freitas

Os vereadores da Casa Legislativa de Santo Ângelo aprovaram por unanimidade um Projeto do Poder Executivo que presta uma homenagem ao artista santo-angelense Jorge Freitas. O Projeto de Lei foi apreciado na Sessão Ordinária da última segunda-feira, 05 de julho.

A matéria propõe a criação da Sala de Ensaios e Oficinas Jorge Freitas, que ficará vinculada e sob coordenação da Secretaria Municipal de Cultura, no espaço físico da pasta. A ideia é ter um espaço destinado a fomentar e instrumentalizar as manifestações artísticas no município e na região, e que possibilite o desenvolvimento local da cultura.

De acordo com o secretário de Cultura e Esporte Marco André Munchen, a inauguração da sala ocorrerá durante a Semana Cultural do município, marcada para ocorrer em agosto deste ano, quando é celebrado o aniversário de 315 anos da Redução Jesuítica de Santo Ângelo.

O presidente da Câmara de Vereadores, Nader Awad (PSD), afirmou ser justa a homenagem, tendo em vista a visível e importante contribuição dada pelo músico à cultura local. “Que a sua históra sirva de inspiração e exemplo para outros talentos que temos em nossa cidade, e que toda sua produção cultural possa ser revisitada nesta sala de ensaios e oficinas Jorge Freitas”, ressaltou Nader.

 Jorge Freitas

Conhecido por seu estilo missioneiro, Jorge Freitas tem uma trajetória que enriquece a história e a cultura gaúcha. Natural de Santo Ângelo, o músico foi vítima da Covid-19 e faleceu em 13 de junho de 2020, no Hospital de Cruz Alta.
Com mais de 30 anos de carreira, o artista foi premiado em vários festivais nativistas, gravou mais de 300 músicas em discos de festival e conquistou mais de 30 troféus de melhor intérprete.

Sua trajetória musical iniciou aos 9 anos, quando ingressou no grupo Pequenos Cantores, do Colégio Marista Sano Ângelo. Sua primeira participação em festivais ocorreu aos 18 anos, no Projeto Cantares, em Santo Ângelo. Em 1981 concorreu no primeiro grande festival, em parceria de Nenito Sarturi, da 2ª Tertúlia Musical Nativista com a música Piazito de Campanha.

Em 1997 gravou seu primeiro trabalho individual, o CD Recuerdos Costeiros. Depois disso foram mais cinco CDs e um álbum duplo. Participou de inúmeros festivais, eventos, programas televisivos e realizou shows por todo o Brasil e também na Argentina.

.

 

 

Foto: Divulgação/Prefeitura de Cruz Alta