Quinta, 27 de março de 2025
Saúde foi o tema destaque em reunião importante realizada na manhã da última quinta-feira 27 no gabinete da presidência da Câmara

A saúde pública de Santo Ângelo foi o tema central de uma reunião importante realizada na manhã da última quinta-feira, 27, no gabinete da presidência da Câmara de Vereadores. Convocado pelo Presidente do Legislativo, Nivaldo Langer de Moura (Nêne), o encontro contou com a presença do vereador Osvaldir Ribeiro (PSDB), do prefeito Nívio Braz, do secretário municipal de Saúde, Flávio Christensen, do coordenador regional de Saúde, Rodrigo Reis, representando a 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, além de outras autoridades da área da saúde.

O debate foi motivado pela reportagem exibida no programa Fantástico, da Rede Globo, no último dia 23, que trouxe à tona graves denúncias sobre irregularidades nos serviços de Home Care no município. Segundo a matéria, familiares de pacientes recebiam pagamentos indevidos para prestar cuidados domiciliares, mesmo após o falecimento dos beneficiários cadastrados.

Durante a reunião, os vereadores fizeram questionamentos incisivos à 12ª Coordenadoria Regional de Saúde e à Secretaria Municipal de Saúde, cobrando explicações sobre a falta de fiscalização nos serviços de Home Care. O vereador Osvaldir Ribeiro destacou sua surpresa e indignação com a situação, lembrando que alertas já haviam sido feitos em uma audiência pública realizada em 2023. Ele reforçou a necessidade de maior rigor na fiscalização para evitar problemas envolvendo recursos públicos.

Outro ponto discutido foi a dificuldade de acesso a serviços de saúde no município, relacionados a consultas, exames e cirurgias. Um caso específico chamou a atenção: uma senhora gravemente doente precisou se deslocar para São Borja e retornou sem solução para seu problema, enfrentando ainda mais sofrimento. O coordenador regional de Saúde reconheceu os desafios financeiros enfrentados pelo setor, mas destacou o programa "Assistir", do Governo Estadual, como uma ferramenta importante para fortalecer os serviços de saúde. Ele também enfatizou a necessidade de união entre os poderes Executivo, Legislativo e Estadual para superar essas dificuldades.

Como encaminhamento prático, o presidente do Legislativo elaborou um requerimento que será votado em plenário. O documento solicita à 12ª Coordenadoria de Saúde a lista de empresas que prestam serviços de Home Care em Santo Ângelo, bem como cópias dos contratos firmados com elas. Sobre o caso, que circula em algumas mídias locais de que supostamente  possa haver envolvimento de Vereadores, Nivaldo Langer de Moura (Nêne) afirmou: "É inadmissível até mesmo cogitar um envolvimento de vereadores no suposto esquema." Ainda segundo Nivaldo Langer de Moura (Nêne), como cidadão e presidente do Poder Legislativo santo-angelense, é prioridade máxima que sejam investigados os fatos relacionados à prestação de serviços de Home Care em Santo Ângelo, para evitar injustiças e para que a comunidade possa ter acesso à realidade dos fatos.

A Câmara de Vereadores de Santo Ângelo reafirma seu compromisso com a transparência e com a busca de soluções que melhorem os serviços de saúde para a população local.

Estiveram presentes no encontro o prefeito municipal de Santo Ângelo, Nívio Braz, o presidente da Câmara de Vereadores, Nivaldo Langer de Moura (Nêne), o vice-presidente, Carlos Gromoski, os vereadores Adolar Queirós (PDT), Osvaldir Ribeiro (PSDB) e Tenente Belmiro (PL), o secretário municipal de Saúde, Flávio Christensen, o coordenador adjunto da 12ª Coordenadoria de Saúde, Pablo Saragoso, a analista jurídica da Procuradoria Geral do Estado, Jeana Ribeiro, o diretor da Secretaria Municipal da Saúde, Alcebíades Flores Machado; o coordenador de Saúde e Vigilância Sanitária, Rodrigo Trevisan, e demais autoridades ligadas à área da saúde.

OUTRAS NOTÍCIAS
22 de abril de 2025
Câmara de Vereadores de Santo Ângelo realiza Sessão especial em homenagem ao Dia de Tiradentes
19 de abril de 2025
Aberta oficialmente a 21ª Fenamilho Internacional
18 de abril de 2025
Hoje começa a 21ª FENAMILHO Internacional
16 de abril de 2025
Câmara de Vereadores de Santo Ângelo foi palco de um importante debate sobre a causa animal
15 de abril de 2025
Câmara de Vereadores de Santo Ângelo realiza audiência pública para tratar da limpeza urbana no município