Terça, 26 de janeiro de 2021
Reunião com o IML pede agilidade nos trabalhos em Santo Ângelo

Atendendo a requerimento do vereador Nivaldo Langer de Moura (NENE) (PP), aprovado por unanimidade pelos edis da Casa Legislativa, foi realizada uma reunião na manhã desta segunda-feira, 25, com representantes do Instituto Médico Legal de Santo Ângelo.

Participaram do encontro, o Coordenador do IML Rodrigo Tonetto, o presidente da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, Nader Awad (PSD), vice-presidente Carlos Gonçalves (PRTB), e edis Vando Ribeiro (MDB), Nanaco (PDT) e o proponente da reunião, Nivaldo Langer de Moura (NENE) (PP). Acompanhou a reunião, o diretor administrativo da Casa Legislativa, Thiago Zimmermann.

O proponente da reunião esclareceu que o objetivo do encontro era de saber mais sobre o funcionamento e os procedimentos adotados no IML, tendo em vista reclamações e reivindicações da comunidade acerca da demora no atendimento, realização de necropcias e liberação dos corpos para as famílias.

Tonetto explicou sobre o funcionamento do IML e falou sobre as dificuldades enfrentadas para dar conta da demanda, considerando que há apenas dois médicos que atendem não só em Santo Ângelo, mas em outros municípios da região, o que ocasiona, por vezes, a necessidade de encaminhar os corpos para outros locais, como Cruz Alta e Santa Rosa.

O vereador Nene afirmou entender que há uma defasagem na equipe, porém é necessário que haja mais respeito e consideração às famílias que ficam aguardando, em um momento de dor, para poder velar seus entes queridos. O edil ainda destaca que é preciso sororidade e empatia com o luto dos famíliares.

Conforme o coordenador do IML, há reivindicações para que mais cinco profissionais sejam contratados para atender na região, dando mais celeridade aos trabalhos.

Ao final da reunião, de acordo com o presidente Nader, o Poder Legislativo se colocou à disposição do órgão para pleitear junto ao Governo do Estado, o aumento no quadro de médicos legistas para o Departamento Médico Legista (DML) Santo Ângelo.