Na manhã desta sexta-feira, 6, foi realizada reunião pública com os Conselhos Municipais para tratar sobre demandas e ações desempenhadas. A reunião foi solicitada em requerimento pelo vereador Gilberto Corazza (PT) e aprovada por unanimidade durante sessão ordinária do dia 12 de agosto.
A reunião foi presidida pelo presidente do Legislativo, Felippe Terra Grass (PDT), e contou com a presença dos vereadores Gilberto Corazza (PT) e Paulo da Rosa (PDT), da presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Juliani Borchardt, do presidente do Conselho Municipal de Trânsito, Mauro Marchetti, do presidente do Conselho Gestor do Fundo Local de Habitação, Mateus Severo, da representante do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Raquel Hamerski, do representante do Conselho Municipal de Defesa Civil, Sérgio Menezes, das representantes do Conselho Municipal de Saúde, Clarice Haack e Dione Meotti e do representante do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Ivan Lomar.
Na oportunidade, foram apresentadas propostas, ações realizadas pelos conselhos, diretrizes e demandas. Foi destacado pelos presidentes e representantes, a importância de reuniões onde é possível dialogar e compreender a necessidade de cada setor, o que ajuda a nortear as ações do Poder Público.
Os conselheiros expuseram seus papéis dentro da comunidade, onde asseguram a participação ativa da sociedade civil na formulação e monitoramento de políticas públicas, e também ressaltaram a importância da execução de diretrizes pré-definidas e encaminhadas, a necessidade de não depender apenas de recursos federais para avanços e a utilização de políticas de prevenção em todos os setores.
Alguns pontos apresentados pelos conselheiros e comunidade presente foram a necessidade de maior fiscalização de trânsito, relacionado ao estacionamento de motocicletas e organização em frente a escolas nos horários de entrada e saída de alunos, organização de ônibus de turismo, aproveitamento dos museus históricos, aluguel social, serviços de psicólogos e assistência social, inclusão e adesão da comunidade civil nos conselhos municipais.