Quinta, 19 de setembro de 2013
Projeto de lei define requisitos para tombamento e inventário de imóveis no Município

Tramita na Câmara de Vereadores de Santo Ângelo projeto de lei que dispõe sobre os requisitos mínimos para intervenção em propriedades privadas no município, cuja finalidade seja a proteção do “patrimônio cultural brasileiro”.

O projeto foi protocolado nesta semana, dia 18, e tem a intenção de vedar o tombamento e inventário antes do prévio atendimento de algumas condições. Dentre os requisitos apresentados no projeto está a edição de lei municipal específica que discipline a matéria. Além disso, o projeto prevê a destinação de dotação orçamentária para a execução de obras de revitalização dos espaços e imóveis com características históricas e culturais.

Para o vereador Everaldo de Oliveira (PDT) “esse é o primeiro passo no sentido de disciplinar o tombamento de imóveis no município e garantir aos seus proprietários o mínimo de apoio sem gerar perdas e transtornos à preservação da história e cultura da cidade”, afirmou.

O projeto já conta com a subscrição da maioria dos vereadores, contudo o material precisa passar pela análise das comissões parlamentares, assim como, do setor jurídico da Câmara de Vereadores. Após esse processo a matéria será discutida e votada em plenário durante sessão do Legislativo Municipal.

O projeto na íntegra pode ser acessado em http://www.camarasa.rs.gov.br/files/pls/2013/09/2218.pdf

OUTRAS NOTÍCIAS
04 de novembro de 2025
Câmara aprova medidas para segurança viária urbana e melhorias na infraestrutura rodoviária
03 de novembro de 2025
Executivo convida para Audiência Pública sobre Plano Diretor
03 de novembro de 2025
Câmara aprova projeto cultural reforça fiscalização e recebe atletas locais em sessão ordinária
02 de novembro de 2025
Vereador Osvaldir Ribeiro recebe AEGEA para tratar demandas de saneamento e infraestrutura urbana
30 de outubro de 2025
Câmara promove reunião pública para esclarecer serviços prestados pela CORSAN/AEGEA à comunidade