
Na tarde desta segunda, 16, a Procuradoria da Mulher, através do Poder Legislativo, realizou uma tarde de palestras com o tema “Desvendando o Universo Feminino: hormônios, saúde e autoconhecimento”. O evento promove a campanha Outubro Rosa e visa a conscientização e prevenção da sociedade em relação ao câncer de mama e saúde da mulher.
As palestras foram realizadas pela médica ginecologista Caroline Alegre e pela fisioterapeuta e especialista em saúde da mulher Solange Rohenkhol, e abordaram temas relacionados à saúde da mulher, importância da realização de exames, consultas, e conscientização familiar. As palestrantes realizaram um momento “tira dúvidas” com o público presente, respondendo dúvidas e esclarecendo conceitos.
Para a vereadora, psicóloga e procuradora da mulher Simone Vargas Lunkes, as conversas e reflexões propostas em momentos como estes são extremamente necessárias e importantes para o conhecimento de toda mulher, e também para que a pauta da saúde da mulher avance cada vez mais no município, através da troca entre comunidade e Poder Legislativo, e as melhorias necessárias sejam alcançadas.
Também participaram do evento a Coordenadora da Coordenadoria da Mulher, Estela Maris Medeiros, o Coordenador Regional da Saúde, Rodrigo Reis, Liliane Tidel, representando o setor da Saúde da Mulher da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, Ana Maria Ramos, representando o Conselho da Saúde, Andreia Bernardi, Coordenadora da Secretaria de Saúde, Cristiane Perlin, Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Local, representantes da Cliníca de Oncologia e Hematologia das Missões, vereadores Gilberto Corazza (PT), Nene (PP) e Lucia Lima (PTB), agentes de saúde e comunidade em geral. A palestra foi transmitida pelo Facebook e está disponível para aqueles que desejarem assistir novamente.
A Câmara de Vereadores, juntamente com a Procuradoria da Mulher, reforça a importância do autoconhecimento e da realização de exames para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento do câncer de mama. Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas). O câncer de mama é uma doença que, se detectada precocemente, tem altos índices de cura, a partir disso observa-se a importância de possuir informações e estar atenta a qualquer alteração suspeita para buscar atendimento especializado o mais breve possível, caso necessário.