Quarta, 22 de março de 2023
Poder Legislativo participa do 1º Encontro Regional de Justiça Restaurativa
Na manhã desta quinta-feira, 23, foi realizada no auditório da URI Santo Ângelo a cerimônia de abertura do 1º Encontro Regional de Justiça Restaurativa, promovido pelo Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Sul, em parceria com o município de Santo Ângelo e a URI. Com o tema “Missões de Paz”, o encontro trouxe palestrantes e referências em Justiça Restaurativa no país.
A política pública de justiça restaurativa tem a finalidade de implantar estratégias e ações para melhoria das relações sociais, solução auto compositiva de prevenção e tratamento de conflitos, com acolhimento humanizado nas instituições de ensino, organizações municipais e da sociedade civil. Para o Coordenador do CEJUSC, juiz Luís Carlos Rosa é necessário “fazer um grande guarda-chuva aqui em Santo Ângelo para que a justiça restaurativa chegue em todos os espaços” e seja expandida para além de escolas e bairros.
A promoção do evento, segundo o juiz Luís Carlos Rosa, é centrado para a comunidade escolar, “nossa aspiração é que a gente lance luzes para que as escolas tenham ferramentas para trabalhar com os conflitos que venham a ocorrer e preveni-los promovendo o diálogo entre os alunos, alunos e professores e entre toda a comunidade escolar”, completou o Coordenador. A conscientização dos alunos é indispensável para que se alcance um novo padrão de convivência, de respeito mútuo e tolerância segundo o presidente do Legislativo, Carlos Gonçalves, que reforça o compromisso da Câmara de Vereadores com a promoção da política pública de práticas restaurativas.
O evento contou com a presença do Coordenador do CEJUSC, Dr. Luís Carlos Rosa; Coordenador do NUPEMEC, Desembargador Leoberto Brancher; membros do Comitê Gestor da Justiça Restaurativa; Secretário de Governo e Relações Institucionais, Jânio Bones, representando o Executivo Municipal; Juíza de Direito da Comarca de Santo Ângelo, Bianca Savich; Promotora de Justiça, Fernanda de Carvalho; Presidente do Poder Legislativo de Santo Ângelo, Carlos Gonçalves; Juíza de Direito Diretora do Foro Local, Marta Martins Moreira; Prefeito Municipal de Giruá, Ruben Weimer; Diretora Geral da URI, Berenice Wbatuba; alunos e professores da Escola da URI.
OUTRAS NOTÍCIAS
24 de junho de 2024
Legislativo realiza entrega de placa comemorativa ao menino Miguel Bueno Hunger
20 de junho de 2024
Vice-presidente Vando Ribeiro representa o Legislativo em reunião que tratou sobre a Portaria nº 325 da SEDUC
20 de junho de 2024
Legislativo realizou Audiência pública para debater novos investimentos para tornar o município mais atrativo
18 de junho de 2024
Aprovados dois novos pedidos de informação durante Sessão Ordinária
17 de junho de 2024
Confira os Projetos de Lei aprovados esta semana