
Na manhã desta segunda, 15, foi realizada, através do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) audiência pública sobre a BR-392/RS. A audiência realizada em Santo Ângelo é a primeira de três audiências, que também serão realizadas em São Pedro do Sul (17/8) e Santa Maria (18/8).
O evento tem como objetivo apresentar informações sobre o empreendimento e os estudos realizados para promover a discussão a respeito dos impactos, responder questionamentos e ouvir opiniões acerca da implantação da BR-392/RS.
A rodovia terá início no entroncamento com a RS-149, na divisa de São Sepé com Formigueiro, e terminará no entroncamento com a RS-344, em Santo Ângelo, totalizando 259,25 km de extensão, sendo 35,70 km de restauração e 223,55 km de implantação.
Segundo Hiratan Pinheiro da Silva, superintendente do DNIT-RS, a obra entrou no PAC como prioridade na área de projetos e hoje, foi apresentado à população o traçado inicial do projeto, estudos que foram realizados acerca da área ambiental e logística de implantação. O superintendente ressaltou que a previsão para o desenvolvimento do projeto é de, no mínimo, dois anos, conforme cronograma de engenharia, e após isso será dado início às obras. No momento é preciso superar etapas necessárias e obrigatórias.
Para o presidente Carlos Gonçalves, a implantação da BR-392/RS facilita o acesso da região missioneira ao centro do estado, desafoga outras rodovias e auxilia com a produtividade e agilidade para o recebimento e escoamento de insumos. O presidente ressalta que a realização da audiência foi importante para que a comunidade santo-angelense tivesse conhecimento dos detalhes de uma obra de grande investimento e que contribuirá com o desenvolvimento da região.
Até 20 dias após a conclusão das audiências públicas, serão recebidas sugestões e observações no site www.audienciapublica.br392rs.com.br.
Também estiveram presentes na audiência o prefeito Jacques Barbosa, Deputado Estadual Eduardo Loureiro, vereadores Nivaldo Langer - Nene (PP), Gilberto Corazza (PT), Vando Ribeiro (MDB), André Pedroso (PRTB), superintendente estadual do Ibama, Diara Maria Sartori, coordenador do setor Meio Ambiente e Recursos Renováveis da STE, empresa contratada para os estudos, Adriano Panazollo e lideranças da comunidade.