Legislativo santo-angelense prestigia formatura dos cursos de Enfermagem e Farmácia da URI

Na última sexta-feira, 13, o Poder Legislativo de Santo Ângelo, através de seu Presidente, Carlos Gonçalves (PRTB), fez-se presente na formatura do curso de enfermagem e Farmácia da URI- Campus Santo Ângelo. Na oportunidade, 45 alunos colaram grau, tornando-se aptos para atuar na área de Enfermagem e também na área farmacêutica. Ambos os cursos que tem duração de 5 anos são oferecidos pela universidade que já formou centenas de profissionais nas respectivas áreas. Segundo a coordenação do curso, o profissional com graduação em enfermagem está apto para atuar na gestão, coordenação e supervisão do trabalho hospitalar, e pode atuar em diversas áreas como ambulatorial, cirúrgica entre outras da esfera hospitalar. Outro aspecto importante ressaltado pela coordenação se refere às diretrizes impostas pelo MEC, em que o Sistema Único de Saúde (SUS), recebe atenção especial, qualificando os futuros profissionais da enfermagem para atuar junto à saúde pública, principalmente na atenção básica, que tem como objetivo auxiliar e prevenir problemas mais sérios, atuando, por exemplo, junto aos postos de saúde, desafogando os atendimentos de urgência e emergência dos hospitais.
Já os acadêmicos de Farmácia podem atuar no mercado de trabalho nas áreas relacionadas a Fármacos e Medicamentos, Análises Clínicas e Toxicológicas e na Produção, Controle e Análise de Alimentos e Medicamentos.
Para o chefe do Legislativo Municipal, Carlos Gonçalves, tanto o curso de enfermagem, quanto o de Farmácia exercem papéis fundamentais na área da saúde, formando profissionais qualificados para atuar, são profissionais que futuramente poderão atuar no setor privado e também na saúde pública, oferecendo um atendimento profissional e humanizado, proporcionando melhor qualidade de vida e prestando o conforto e a assistência necessárias nos momentos da enfermidade, destacando o fato de atuar na orientação e prevenção de doenças, principalmente na saúde pública. "Fica aqui o nosso agradecimento a estes profissionais que doam seu tempo, suas vidas e seu trabalho em prol da comunidade, faço um agradecimento especial a todos os profissionais que atuaram e ainda atuam durante a pandemia de COVID-19. Enfermeiros e Farmacêuticos são verdadeiros heróis, não medindo esforços para que as pessoas possam se restabelecer prontamente sempre que forem acometidas de alguma enfermidade".
Atualmente, mais de 70% dos profissionais que atuam em casas de saúde de todo o país pertencem à área da enfermagem e Farmácia, destacando assim o papel imprescindível destes profissionais junto às entidades hospitalares.