Sexta, 13 de janeiro de 2023
Legislativo santo-angelense prestigia formatura dos cursos de Enfermagem e Farmácia da URI
Na última sexta-feira, 13, o Poder Legislativo de Santo Ângelo, através de seu Presidente, Carlos Gonçalves (PRTB), fez-se presente na formatura do curso de enfermagem e Farmácia da URI- Campus Santo Ângelo. Na oportunidade, 45 alunos colaram grau, tornando-se aptos para atuar na área de Enfermagem e também na área farmacêutica. Ambos os cursos que tem duração de 5 anos são oferecidos pela universidade que já formou centenas de profissionais nas respectivas áreas. Segundo a coordenação do curso, o profissional com graduação em enfermagem está apto para atuar na gestão, coordenação e supervisão do trabalho hospitalar, e pode atuar em diversas áreas como ambulatorial, cirúrgica entre outras da esfera hospitalar. Outro aspecto importante ressaltado pela coordenação se refere às diretrizes impostas pelo MEC, em que o Sistema Único de Saúde (SUS), recebe atenção especial, qualificando os futuros profissionais da enfermagem para atuar junto à saúde pública, principalmente na atenção básica, que tem como objetivo auxiliar e prevenir problemas mais sérios, atuando, por exemplo, junto aos postos de saúde, desafogando os atendimentos de urgência e emergência dos hospitais.
Já os acadêmicos de Farmácia podem atuar no mercado de trabalho nas áreas relacionadas a Fármacos e Medicamentos, Análises Clínicas e Toxicológicas e na Produção, Controle e Análise de Alimentos e Medicamentos.
Para o chefe do Legislativo Municipal, Carlos Gonçalves, tanto o curso de enfermagem, quanto o de Farmácia exercem papéis fundamentais na área da saúde, formando profissionais qualificados para atuar, são profissionais que futuramente poderão atuar no setor privado e também na saúde pública, oferecendo um atendimento profissional e humanizado, proporcionando melhor qualidade de vida e prestando o conforto e a assistência necessárias nos momentos da enfermidade, destacando o fato de atuar na orientação e prevenção de doenças, principalmente na saúde pública. "Fica aqui o nosso agradecimento a estes profissionais que doam seu tempo, suas vidas e seu trabalho em prol da comunidade, faço um agradecimento especial a todos os profissionais que atuaram e ainda atuam durante a pandemia de COVID-19. Enfermeiros e Farmacêuticos são verdadeiros heróis, não medindo esforços para que as pessoas possam se restabelecer prontamente sempre que forem acometidas de alguma enfermidade".
Atualmente, mais de 70% dos profissionais que atuam em casas de saúde de todo o país pertencem à área da enfermagem e Farmácia, destacando assim o papel imprescindível destes profissionais junto às entidades hospitalares.
OUTRAS NOTÍCIAS
22 de dezembro de 2022
Poder Legislativo de Santo Ângelo entra em recesso até 31 de janeiro de 2023
21 de dezembro de 2022
Câmara de Vereadores de Santo Ângelo aprova dois projetos em Sessão Extraordinária
20 de dezembro de 2022
Poder Legislativo de Santo Ângelo convida a comunidade para acompanhar a Sessão Extraordinária
19 de dezembro de 2022
Câmara de Vereadores de Santo Ângelo define nova Mesa Diretora para o exercício de 2023
15 de dezembro de 2022
Câmara de Vereadores de Santo Ângelo realiza Sessão Extraordinária