Segunda, 04 de julho de 2022
Legislativo recebe empresa Novo Mundo para tratar sobre questionamentos levantados em Plenário

 

Diante dos questionamentos realizados no decorrer da Sessão Ordinária da última semana, ocorrida na segunda-feira (27), acerca da companhia responsável pela coleta dos resíduos sólidos de Santo Ângelo, Novo Mundo Prestação de Serviços, foi realizada uma reunião a pedido da empresa para esclarecimentos das questões levantadas.

O encontro, presidido pelo Presidente em Exercício do Legislativo, Maurício Loureiro (PDT), ocorreu na tarde desta segunda-feira (4), no Plenário Juarez Alves Lemos, com a presença da empresária Jenifer Pegoreti, e os representantes Josiel Rizzotto, procurador da empresa, e Josemar Cardozo, gerente operacional em Santo Ângelo, além da participação dos vereadores. Os representantes solicitaram o espaço a fim de esclarecer aos vereadores e comunidade em geral as citações que envolveram a empresa Novo Mundo.

A empresa com sede na cidade de Vila Maria/RS, foi a vencedora da última licitação realizada pelo município para coleta de resíduos sólidos, em 2021. Desde então atua realizando a prestação deste serviço na cidade. O centro administrativo da empresa em Santo Ângelo fica localizado em anexo ao posto de combustíveis Nevoeiro, na RST 344, disponibilizando 11 equipes de coleta e 5 caminhões, atuando em três turnos para atender a demanda de coleta da comunidade.

Na Sessão Ordinária da última semana, o Poder Legislativo recebeu um grupo de pessoas identificadas como funcionários e ex-funcionários, questionando os processos administrativos da prestadora de serviços. Com cartazes, proclamaram palavras de ordem contra a Novo Mundo e acusaram a empresa de estar em desacordo com a lei, com caminhões diferentes do licitado, ausência de carro reserva e más condições de trabalho. A reunião buscou esclarecer as alegações recebidas por eles e tratou de assuntos pertinentes como a ausência de vestiários, para que os funcionários possam realizar a troca de uniformes e higienização após o turno de trabalho, falta de assistência médica após acidente de trabalho, não coleta de lixo em determinadas localidades da cidade, quantidade de caminhões previstos em contrato e modelos e condições de trabalho dos funcionários.

Segundo afirma Josiel Rizzotto, o caso alegando a falta de prestação de assistência médica não ocorreu na empresa Novo Mundo, trata-se de um funcionário atual da organização, que há anos sofreu um acidente de trabalho com outro empregador e em outra cidade. No que diz respeito à frota, Josiel afirma que ocorreu a substituição de modelos, no entanto garante que a ação foi para melhoria na prestação do serviço e melhores condições de trabalho aos funcionários, o qual elimina o processo de descarregamento manual do profissional, quando comparado com o modelo anterior, previsto na licitação. O procurador da empresa, reitera que melhorias podem ser realizadas, de acordo com o órgão fiscalizador, desde que não haja prejuízos na prestação do serviço.

Sobre as condições de trabalho, a empresa destaca que há vestiários disponíveis para utilização junto ao centro administrativo, porém são muito pouco utilizados, além disso são fornecidos os equipamentos de proteção individual necessários, e procuram manter a jornada de trabalho dentro das 8 horas diárias, com 1 hora de intervalo previstas em lei. Devido ao alto esforço físico, os funcionários podem realizar escalas de descanso de acordo com suas necessidades, entre 10 e 15 minutos por hora. Além da remuneração base, os funcionários recebem 20% de insalubridade e benefício de vale alimentação conforme a Consolidação das Leis Trabalhistas - CLT.

Quanto a falta de recolhimento do lixo, a empresa destaca que realiza o mesmo roteiro de recolhimento anterior, atendendo toda a área urbana, além disso atenta para a coleta seletiva do lixo, pois os lixos úmidos e secos são coletados conforme cronograma e em seus dias específicos.O vereador Carlos Gonçalves (PRTB), sentiu a necessidade de uma comunicação mais ágil e eficaz com a empresa, e sugeriu a implantação de um canal o qual possa dirimir quaisquer dúvidas e reclamações, onde foi muito bem recebido pela empresa e deverá ser viabilizado pela equipe, em busca de uma melhor comunicação entre a empresa e a comunidade.

 

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