Quinta, 19 de outubro de 2023
Legislativo realizou reunião pública para debater a federalização do Aeroporto Regional Sepé Tiarajú
Na tarde desta quinta, 19, foi realizada reunião pública para debater a federalização do Aeroporto Regional Sepé Tiaraju através da Infraero. A reunião foi solicitada pelo vereador Gilberto Corazza (PT) e aprovada por unanimidade durante a sessão ordinária do dia 25 de setembro.
A Infraero é uma empresa pública nacional, com expertise de mais de meio século em gestão de aeroportos, vinculada ao Ministério de Portos e Aeroportos do Governo Federal. Lideranças presentes na reunião desta quinta manifestaram-se favoráveis à outorga do Aeroporto Regional Sepé Tiaraju para a Infraero.
Através de videoconferência, o deputado federal Elvino Bohn Gass participou da reunião e defendeu a administração do aeroporto pela empresa pública nacional. O parlamentar informou que a Infraero demonstrou interesse e tem capacidade de gerenciamento. Em ofício enviado ao governador Eduardo Leite, a empresa manifestou disposição em assumir a gestão, operação, manutenção e fazer os investimentos necessários na estrutura do aeroporto para atender a crescente demanda.
Segundo o vereador proponente da reunião, Gilberto Corazza, o documento foi protocolado no mês de junho e até o momento não houve retorno do Governo do Estado à Infraero. “O documento foi assinado pelo presidente da Infraero, Rogério Amado Barzellay, solicitando a abertura de negociações com o Estado e colocando a experiência da empresa na gestão de aeroportos à disposição do Rio Grande do Sul, especialmente para Santo Ângelo e Passo Fundo”, afirmou o vereador.
Na próxima semana, o prefeito Jacques Barbosa se reunirá com o governador Eduardo Leite e com o secretário de Parcerias e Concessões do Estado, Pedro Capeluppi e, em seguida, irá a Brasília com uma comitiva de Santo Ângelo, para audiência com o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, e com o presidente da Infraero, Rogério Amado Barzellay. O chefe do Executivo criticou a morosidade da União e do Estado com o projeto de ampliação e modernização do aeroporto que tramita desde 2014.
Odone Bizz, gestor do Aeroporto Regional Sepé Tiaraju e representante da Infraero na audiência pública, revelou que a política do Governo Federal é estimular o desenvolvimento da aviação civil em polos regionais e que a empresa está articulando para celebrar convênios com 98 aeroportos brasileiros. “É uma grande demanda. A Infraero atuou com êxito na gestão dos aeroportos das capitais que, por decisões de governos, a grande maioria passou à iniciativa privada. Agora o foco são os aeroportos regionais. Estamos demonstrando o que a empresa pode fazer pelo Estado e pelo município em relação ao aeroporto. Os recursos para investimentos serão oriundos de programas federais para o desenvolvimento da aviação civil.”, assinalou.
A reunião pública também contou com a participação do presidente do Legislativo Carlos Gonçalves (PRTB), dos vereadores Vando Ribeiro (MDB), Simone Lunkes (PDT), Nérison Abreu (PRTB), Nene (PP) e Maurício Loureiro (PDT), do secretário de governo e relações institucionais,Jânio Bones, do chefe de Gabinete do Executivo, Airton Peruzzi, presidente da Acisa, Mauro Tschiedel, presidente do Sindilojas, Gilberto Aiolfi, representantes do CDL, Carlos Pippi e Felipe Fontana, presidente do Sindicato Rural, Laurindo Nikititz e Elso Everling, presidente do Aeroclube, Paulo Dalla Porta, presidente do Corede, Nara Damião, ex-prefeito José Lima Gonçalves e comunidade em geral.
OUTRAS NOTÍCIAS
27 de novembro de 2023
CTG 20 de setembro recebeu homenagem da Câmara de Vereadores pelos seus 70 anos de fundação
26 de novembro de 2023
Representantes do (COMUDE) e do (COREDE) Missões fazem visita a Presidência do Legislativo
23 de novembro de 2023
Transporte coletivo urbano em pauta no Legislativo
23 de novembro de 2023
Manifestação Cultural e aprovação de Pedidos de Informação também marcaram a Sessão Ordinária de última segunda-feira
22 de novembro de 2023
Legislativo acompanha comitiva da FEAAGRI na Capital do Estado