Legislativo realizou reunião pública para debater a federalização do Aeroporto Regional Sepé Tiarajú

Na tarde desta quinta, 19, foi realizada reunião pública para debater a federalização do Aeroporto Regional Sepé Tiaraju através da Infraero. A reunião foi solicitada pelo vereador Gilberto Corazza (PT) e aprovada por unanimidade durante a sessão ordinária do dia 25 de setembro.
A Infraero é uma empresa pública nacional, com expertise de mais de meio século em gestão de aeroportos, vinculada ao Ministério de Portos e Aeroportos do Governo Federal. Lideranças presentes na reunião desta quinta manifestaram-se favoráveis à outorga do Aeroporto Regional Sepé Tiaraju para a Infraero.
Através de videoconferência, o deputado federal Elvino Bohn Gass participou da reunião e defendeu a administração do aeroporto pela empresa pública nacional. O parlamentar informou que a Infraero demonstrou interesse e tem capacidade de gerenciamento. Em ofício enviado ao governador Eduardo Leite, a empresa manifestou disposição em assumir a gestão, operação, manutenção e fazer os investimentos necessários na estrutura do aeroporto para atender a crescente demanda.
Segundo o vereador proponente da reunião, Gilberto Corazza, o documento foi protocolado no mês de junho e até o momento não houve retorno do Governo do Estado à Infraero. “O documento foi assinado pelo presidente da Infraero, Rogério Amado Barzellay, solicitando a abertura de negociações com o Estado e colocando a experiência da empresa na gestão de aeroportos à disposição do Rio Grande do Sul, especialmente para Santo Ângelo e Passo Fundo”, afirmou o vereador.
Na próxima semana, o prefeito Jacques Barbosa se reunirá com o governador Eduardo Leite e com o secretário de Parcerias e Concessões do Estado, Pedro Capeluppi e, em seguida, irá a Brasília com uma comitiva de Santo Ângelo, para audiência com o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, e com o presidente da Infraero, Rogério Amado Barzellay. O chefe do Executivo criticou a morosidade da União e do Estado com o projeto de ampliação e modernização do aeroporto que tramita desde 2014.
Odone Bizz, gestor do Aeroporto Regional Sepé Tiaraju e representante da Infraero na audiência pública, revelou que a política do Governo Federal é estimular o desenvolvimento da aviação civil em polos regionais e que a empresa está articulando para celebrar convênios com 98 aeroportos brasileiros. “É uma grande demanda. A Infraero atuou com êxito na gestão dos aeroportos das capitais que, por decisões de governos, a grande maioria passou à iniciativa privada. Agora o foco são os aeroportos regionais. Estamos demonstrando o que a empresa pode fazer pelo Estado e pelo município em relação ao aeroporto. Os recursos para investimentos serão oriundos de programas federais para o desenvolvimento da aviação civil.”, assinalou.
A reunião pública também contou com a participação do presidente do Legislativo Carlos Gonçalves (PRTB), dos vereadores Vando Ribeiro (MDB), Simone Lunkes (PDT), Nérison Abreu (PRTB), Nene (PP) e Maurício Loureiro (PDT), do secretário de governo e relações institucionais,Jânio Bones, do chefe de Gabinete do Executivo, Airton Peruzzi, presidente da Acisa, Mauro Tschiedel, presidente do Sindilojas, Gilberto Aiolfi, representantes do CDL, Carlos Pippi e Felipe Fontana, presidente do Sindicato Rural, Laurindo Nikititz e Elso Everling, presidente do Aeroclube, Paulo Dalla Porta, presidente do Corede, Nara Damião, ex-prefeito José Lima Gonçalves e comunidade em geral.